Enel Trading registra 97% de crescimento no mercado livre
Empresa apresentou expansão na comercialização de energia no primeiro trimestre


A Enel Trading, comercializadora de energia da Enel Brasil, registrou 97% de crescimento nas vendas de energia no mercado livre no primeiro trimestre de 2021. Entre janeiro e março, a companhia comercializou 2,010 mil MW médios no ambiente de contratação livre (ACL), superando os 1,021 mil MW médios contabilizados no igual intervalo do ano passado.
De acordo com os dados disponibilizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o consumo de energia no mercado livre teve uma alta de 12% entre o primeiro trimestre de 2021 e igual intervalo de 2020, passando de 20,29 mil MW médios para 22,67 mil MW médios.
A expansão das vendas da Enel Trading e do ACL ocorre mesmo em meio aos impactos da pandemia do novo coronavírus na atividade econômica do país. A companhia avalia que isso é uma indicação de que um número crescente de grandes consumidores vislumbra no mercado livre uma alternativa atrativa para reduzir o valor final da conta de luz e economizar.
Considerando apenas a venda de energia para consumidores finais, a Enel Trading registrou um crescimento de 73% no mesmo período de comparação, passando de 625 MW médios para 1,083 mil MW médios.
A comercializadora registrou expansão de 66% nas vendas para os clientes livres convencionais, de 263 MW médios para 436 MW médios. Em relação aos clientes livres especiais, que só podem migrar ao ACL comprando a energia de fontes renováveis, como eólica e solar, a expansão verificada foi de 78%, de 363 MW médios para 647 MW médios.
A comercializadora afirma ter registrado crescimento de market share no mercado livre entre abril de 2020 e abril de 2021, passando de 3,9% para 5,4% participação.
“Esse resultado pode ser atribuído à criação e posicionamento da marca Enel Trading para atuar no mercado brasileiro, à expansão do time comercial nos últimos meses e à nossa capacidade de comercializar energia a preços competitivos”, afirma o head de comercialização e trading da Enel Trading, Dario Miceli.
A empresa avalia que entrada em operação das usinas da Enel Green Power (EGP) Brasil também contribuído para a ampliação das vendas para clientes livres especiais.
Entenda melhor como funciona a bandeira de energia

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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