Comerc Energia vê demanda crescente por autogeração solar no mercado livre de energia
Segundo a empresa, fonte fotovoltaica tem atraído diversos segmentos da economia no Ambiente de Contratação Livre (ACL)


A Comerc Energia vê demanda crescente por autogeração solar no mercado livre de energia. A empresa estruturou uma área específica para atender essa tendência e espera continuidade no avanço do setor fotovoltaico nos próximos anos. “A Comerc acredita muito no desenvolvimento da fonte solar no Brasil. Temos notada muitas novas usinas e outorgas”, aponta a diretora de geração da Comerc, Josiane Palomino.
“Uma forma de notar essa evolução foi a estruturação de uma nova área na Comerc. Percebemos que clientes do mercado livre tinham interesse em desenvolver projetos de geração e autoprodução e montamos esse selo para prestar serviços e assessoria para esse tipo de consumidor”, conta.
Palomino expressa que a fonte solar tem atraído diversos segmentos da economia. “Observamos uma movimentação de clientes de vários setores, tanto industriais como comerciais, interessados em investir em projetos de fonte solar que permitam a autoprodução.”
Ela acredita que um dos fatores de incentivo é a preocupação das empresas em ter uma imagem associada com a proteção ambiental. “É uma solução que pode passar essa mensagem de defesa do meio ambiente e redução das emissões de carbono. A geração renovável por meio de fontes limpas pode ser usada como um diferencial para os negócios.”
A diretora avalia que houve evolução da demanda desse tipo de projeto e acredita na continuidade do crescimento em 2020. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) espera um crescimento de 260% na geração distribuída solar fotovoltaica em comparação ao volume anual adicionado em 2019 e de 170% frente ao total acumulado até 2019, passando de 2,0 GW para 5,4 GW.
Palomino avalia que a velocidade da expansão da geração distribuída no mercado cativo dependerá do direcionamento dado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dará a questão. “É um setor importante e é uma tendência da tecnologia da geração solar, que permite a instalação mais próxima ao consumidor. Mas essa situação do mercado cativo vai depender da Aneel. No Ambiente de Contratação Livre (ACL), o interesse irá continuar independente de uma maior abertura ou não. É uma forma do consumidor ter uma geração própria e reduzir seus custos.”

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

