Autoprodução lidera contratos de solar e eólica no mercado livre em 2024

Impulsionada por data centers, modalidade foi responsável por 30 contratos de compra e venda de energia de longo prazo no ano passado

AUTOPRODUCAO-LIDERA-CONTRATOS-DE-SOLAR-E-EOLICA-NO-MERCADO-LIVRE-EM-2024
Adobe Stock

Os projetos de autoprodução mantiveram o protagonismo nos contratos de longo prazo de energia solar e eólica no Ambiente de Contratação Livre (ACL) em 2024, impulsionados principalmente pelos datacenters que operam no Brasil, aponta estudo da CELA (Clean Energy Latin America), especializada em assessoria financeira e consultoria estratégica para empresas e investidores no segmento de transição energética no Brasil e no mundo.

A autoprodução é uma modalidade do mercado livre que consiste na contratação de energia de uma usina para uso exclusivo de um grande consumidor. Conforme o levantamento, ela foi responsável por 30 contratos de compra e venda de energia de longo prazo assinados em 2024, num total de 31 acordos celebrados no período.

Foram 18 contratos de energia solar e 11 acordos de energia eólica, além do ineditismo de dois projetos híbridos (eólica e solar), equivalentes a 1,7 gigawatts (GW) de plantas fotovoltaicas e 0,6 GW de eólicas.

Com a maior abertura do mercado livre para os consumidores de menor porte, a quantidade de contratos de longo prazo cresceu de um ano para outro (em 2023, foram 23 acordos mapeados). Já o volume de energia comercializada caiu de 969 megawatts-médios (MWmédios) para 659 MWmédios entre os períodos.

Essa queda, segundo análise da CELA, é explicada pela mudança de perfil do consumidor e, principalmente, pelos entraves recentes enfrentados pelo setor, como dificuldades de aprovar e conectar projetos na rede, recrudescimento das políticas de incentivos e maior acirramento na venda de energia no ACL.    

Tendência entre grandes consumidores

Ainda segundo o estudo, que está na nona edição, no último ano, o volume financiado por instituições financeiras dos PPAs assinados foi de R$ 3,9 bilhões, ante os R$ 5,4 bilhões em 2023. Para Camila Ramos, CEO da CELA, os projetos de autoprodução têm se tornado, ao longo dos últimos três anos, a principal aposta dos grandes consumidores de energia no ACL, justamente pela viabilidade econômico-financeira combinada com garantia de suprimento renovável.

“Esses projetos ganharam uma grande participação dos datacenters no país e são hoje a mola propulsora do mercado livre, com grande aderência, inclusive, dos novos entrantes pela maior abertura do ACL no último ano”, comentou.

“Outras tendências significativas no setor são os contratos em dólares, que têm se tornando cada vez mais relevantes nos acordos assinados nos últimos anos e o surgimento de contratos de autoprodução com prazos mais curtos”, conclui.

O relatório completo da CELA traz 93 páginas com análise detalhada desses contratos, incluindo preços dos contratos, compradores de energia (offtakers), prazo dos contratos, perfil da entrega da energia, preço da modulação, tratamentos contratuais do curtailment, financiamento, custo de implantação dos projetos, entre outros.

Desde a primeira edição do relatório da CELA, em 2017, foram mapeados 171 PPAs de energia eólica e solar de longo prazo no ACL, que representam uma capacidade instalada de 17,4 gigawatts (GW). O acumulado desses contratos equivale a 4.806 MWmédios, sendo 2.803 MWmédios de energia solar, 1.945 MWmédios de energia eólica e outros 50 MWmédios de energia híbrida solar + eólica.

Leiam também: tipos de energia

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

PARTE 1: O PARADOXO SOLAR BRASILEIRO
Mercado

Parte 1: O Paradoxo Solar Brasileiro

2026: O Ano da Bateria no Brasil e a Corrida Bilionária pela Energia do Futuro

17/12/20253 min de leitura

ENERGIA VERDE: A ESCOLHA SUSTENTÁVEL PARA O PLANETA E OS NEGÓCIOS INTELIGENTES
Mercado

Energia Verde: A Escolha sustentável para o Planeta e os Negócios inteligentes

Nos últimos anos, o termo energia verde deixou de ser apenas uma tendência ambiental para se tornar um pilar estratégico da economia global.

17/12/20255 min de leitura

CONTA-DE-LUZ-ACUMULA-ALTA-DE-15-NO-BRASIL-ENTRE-JANEIRO-E-NOVEMBRO
Mercado

Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro

Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE

15/12/20252 min de leitura

BRASIL-DEVE-ADICIONAR-10-6-GW-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2026
Mercado

Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026

Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar

11/12/20252 min de leitura

SNEC-PV-ES-LATAM-2026-INICIA-CREDENCIAMENTO-PARA-EVENTO-EM-SAO-PAULO
Mercado

SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP

Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março

10/12/20252 min de leitura

BRASIL-REGISTRA-ADESAO-DE-217-MIL-EMPRESAS-AO-USO-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2025
Mercado

Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025

Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias

09/12/20252 min de leitura

PARTICIPACAO-DE-CONSUMIDORES-VAREJISTAS-QUADRUPLICA-NO-MERCADO-LIVRE-DE-ENERGIA
Mercado

Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia

Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel

08/12/20252 min de leitura

SAO-PAULO-SP-RECEBE-O-ENCONTRO-NACIONAL-ABSOLAR-EM-10-E-11-DE-DEZEMBRO
Mercado

São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro

Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar

05/12/20252 min de leitura