Atlas fecha maior contrato privado de energia solar da América Latina
Empresa assinou acordo de 21 anos com a produtora de alumínio Albras; fornecimento será feito por projeto fotovoltaico de 902 MW em Minas Gerais


A Atlas Renewable Energy fechou um contrato de fornecimento de energia solar com a Albras, produtora de alumínio primário do Brasil. Conforme a desenvolvedora de projetos renováveis, o acordo, válido por 21 anos, é o maior PPA (Power Purchase Agreement) já assinado na América Latina.
A energia renovável virá do projeto fotovoltaico Vista Alegre, com início de operação previsto para 2025. Localizado em Minas Gerais, a planta de 902 MWp (o equivalente a 768 MWac de capacidade instalada), irá gerar aproximadamente 2TWh/ano. A energia que pode ser gerada pelo parque equivale a tirar mais de 61.800 carros das ruas, além de compensar cerca de 154.000 toneladas de emissões de CO2 por ano.
“Estamos fechando o segundo contrato com a Albras, o que atesta nossa capacidade de proporcionar competitividade e previsibilidade à gestão energética de nossos clientes para atingir suas metas de sustentabilidade. O modelo deste contrato vem se consolidando como uma das grandes soluções em fornecimento de energia para empresas, com vantagens nas diretrizes de ESG e economia, além da preservação do planeta com o consumo de energia renovável", declarou o diretor da Atlas Renewable Energy no Brasil, afirma Luís Pita.
Com este novo contrato, a parceria entre a Atlas e a Albras possibilitará a geração de energia renovável que poderia abastecer uma cidade com aproximadamente 3 milhões de habitantes, como Brasília.
Além disso, com o projeto de Vista Alegre, a Atlas continuará a viabilizar práticas de ESG para gerar benefícios de longo prazo e promover práticas sustentáveis para as comunidades do entorno.
"Somos todos parte da mesma energia", o principal programa social da Atlas, será implementado para promover a diversidade e a inclusão no setor de energia renovável, treinando mulheres locais em habilidades técnicas e mobilizando seus contratados para incluí-las em seu processo de recrutamento, com o objetivo de atingir mais de 15% de representação feminina na construção da planta.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

