Veja as 10 marcas de painel solar mais vendidas no mundo em 2023
Quatro principais fabricantes aumentaram a distância para as demais, mostra ranking da PV InfoLink; com oferta superando a demanda, competição deverá ser mais acirrada em 2024


O volume de embarques de painéis solares cresceu 78% no mundo em 2023, frente ao resultado de 2022, apesar do cenário de alta nos estoques em diversos países, mostra análise da consultoria PV InfoLink. O levantamento indicou as fabricantes com maior volume de vendas no ano.
As quatro primeiras colocações seguiram com a Jinko, Longi, Trina e JA Solar, mas com mudanças de posição em relação ao ranking anterior. Desde 2019, essas quatro empresas detém a liderança do mercado.
A InfoLink destaca que a distância para as demais companhias tem ficado maior a cada ano. A diferença entre as líderes para a quinta colocada foi de 20 GW para 30 GW entre 2022 para 2023.
A estimativa é que essas quatro fabricantes responderam por 60% dos embarques do TOP 10. Entre as demais, a competição mostrou acirramento, com diversas mudanças de posição e quatro empresas empatadas na 10ª colocação.
Metas ambiciosas para 2024
Com base nas metas das companhias listadas, a consultoria prevê que volume total de embarques deverá atingir 700 GW em 2024. As quatro maiores fabricantes elevaram os objetivos acima de 90 GW, chegando a até 120 GW, deixando as demais companhias para trás.
A InfoLink projeta que a demanda por módulos fotovoltaicos terá um crescimento de 11%, ficando por volta de 460 GW a 519 GW. Levando em conta a meta total de vendas, a competição permanecerá acirrada entre as marcas, em um mercado que já registra impactos da sobreoferta.
10 fabricantes com maior volume de painéis solares embarcados em 2023
1. Jinko
2. Longi
2. Trina
4. JA Solar
5. Tongwei
5. Canadian Solar
7. Astronergy
8. Risen
9. DAS Solar
10. First Solar
10. GCL
10. Yingli
10. DMEC

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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