Solar respondeu por mais da metade da capacidade adicionada nos EUA em 2023
Foi a primeira vez em 80 anos que uma fonte renovável teve tamanha representatividade na geração elétrica acrescentada no país


Os Estados Unidos adicionou 32,4 GW de capacidade instalada de energia solar em 2023, recorde histórico que representa crescimento de 51% em relação a 2022, mostra levantamento conjunto da Associação das Indústria de Energia Solar (Seia, na sigla em inglês) e da consultoria Wood Mackenzie.
A tecnologia respondeu 53% da capacidade geração elétrica acrescentada no país no ano passado. Conforme o estudo, essa foi a primeira vez em 80 anos que uma fonte renovável respondeu por mais de 50% da potência anual adicionada nos EUA.
Após enfrentar problemas nos últimos anos, em razão de dificuldades logísticas, restrições comerciais contra a China e os impactos da pandemia de Covid-19, o mercado solar dos EUA mostrou recuperação nesse ano, após a aprovação do Inflation Reduction Act (IRA), pacote de combate à inflação e de incentivos do governo federal para iniciativas de transição energética.
Todos os segmentos do setor apresentaram incremento em 2023, levando a capacidade acumulada para 177 GW. O mercado de geração centralizada instalou 22,5 GW, ao mesmo tempo que quase 800 mil pessoas adicionaram sistemas fotovoltaicos em suas residências.
O armazenamento de energia também seguiu em crescimento no país. Em 2023, esse tipo de solução combinada com energia solar respondeu por 13% das instalações residenciais e 5% das demais. Em 2024, a expectativa é que 25% dos sistemas residenciais contem com baterias.
Indústria e perspectivas
Já a capacidade de fabricação de placas solares subiu de 8,5 GW para 16,1 GW no ano passado. Porém, a baixa recorde dos preços e o ambiente econômico desafiador podem dificultar o andamento dos planos de expansão de fabricantes.
Em 2023, os preços de painéis mono e bifaciais caíram 26% e 31%, respectivamente. Os EUA atualmente não contam com nenhuma linha de produção de lingotes, wafers ou células fotovoltaicas. O estudo alerta que a indústria solar dos EUA enfrenta diversas incertezas, incluindo os impactos políticos associados a eleição presidencial deste ano.
Levando em conta fatores de juros, créditos tributários, comércio exterior, disponibilidade de fornecimento, entre outros, existe uma diferença de 200 GW entre os cenários mais otimista e o mais pessimista para os próximos dez anos. É esperado que a capacidade instalada de energia solar dos EUA chegue a 673 GW até 2034, o suficiente para abastecer mais de 100 milhões de casas.
Leia mais: Empregos na indústria de energia solar devem triplicar nos EUA até 2030

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Energia Verde: A Escolha sustentável para o Planeta e os Negócios inteligentes
Nos últimos anos, o termo energia verde deixou de ser apenas uma tendência ambiental para se tornar um pilar estratégico da economia global.
17/12/20255 min de leitura
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura

