Energia solar atinge 2 TW de capacidade instalada no mundo
Tecnologia precisou de apenas dois anos, entre 2022 e 2024, para dobrar a potência operacional, após levar 68 anos para chegar ao primeiro terawatt


A energia solar atingiu a marca de 2 terawatts (TW) de capacidade instalada no mundo, aponta levantamento do Global Solar Council (GSC). A entidade destacou que a instalação da tecnologia acelerou exponencialmente nos últimos anos, impulsionada por reduções de custos que a tornaram a fonte de energia elétrica mais barata em vários países do mundo.
Foram necessários 68 anos para a energia solar atingir 1 TW, entre 1954 e 2022, e apenas 2 anos para dobrar a marca. A potência operacional equivale a capacidade instalada total de eletricidade da Índia, Estados Unidos e Grã-Bretanha combinadas e poderia abastecer cerca de 1 bilhão de residências.
A GCS destaca que esse crescimento ilustra como a energia solar está se tornando a espinha dorsal do sistema global de energia. “Isso representa cerca de 7 bilhões de painéis solares instalados e é a culminação de décadas de trabalho”, declarou a CEO da entidade, Sonia Dunlop.
A executiva ressaltou que, para triplicar a capacidade instalada até 2030 e ajudar a manter viva a meta de zerar as emissões globais até 2050, será necessário instalar 1 TW por ano até o final da década. “Para que isso seja possível, será necessário reduzir os custos de projetos, especialmente no sul global.”
Leia mais: Metas climáticas exigem 11 TW de energia renovável até 2030
Para cumprir o objetivo, também seria fundamental destravar financiamento para projetos de energia solar, especialmente em mercados emergentes e em desenvolvimento. “Até 2030, a tecnologia solar fotovoltaica será a principal fonte de energia renovável do mundo”, disse o diretor de relações globais da SolarPower Europe, Maté Heisz.
Com as instalações anuais se aproximando de 500 GW e a capacidade mundial de fabricação já atingindo 1,1 TW, a indústria de energia solar provou que pode entregar a tecnologia, mas o financiamento segue como um importante obstáculo para meta de instalar 1 TW por ano.
COP29
Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2024 (COP29), realizada em Baku, Azerbaijão, entre 11 e 22 de novembro de 2024, a GSC lançará o International Solar Finance Group, iniciativa que visa criar um canal de diálogo entre a indústria solar fotovoltaica e o setor financeiro.
A primeira sessão do grupo, marcada para 15 de novembro, estabelecerá uma agenda de desenvolvimento de soluções financeiras e regulações com o objetivo de tornar o investimento em energia solar mais acessível e atrativo, especialmente em mercados emergentes, engajando investidores privados e bancos de desenvolvimento.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

