Demanda global por energias renováveis deve dominar crescimento até 2025, diz IEA
O estudo apontou que mais de 70% do aumento da procura mundial deve vir da China, Índia, e Sudeste Asiático


As energias renováveis devem dominar a maior parte do crescimento da oferta mundial de eletricidade, segundo novo relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia (IEA) nesta quarta-feira (08/02). A elevação deve atingir 3% até 2025.
No ano de 2022, houve uma ligeira desaceleração em 2% devido à crise global de energia e condições climáticas. No entanto, a expectativa é de que o cenário melhore para os próximos três anos,- impulsionados pelas economias emergentes e do desenvolvimento na Ásia. Em relação aos anos anteriores à pandemia, a expectativa é de um avanço médio de 2,4%.
Apesar do cenário chinês ainda estar incerto em razões das rígidas restrições causadas pela Covid-19, o consumo global de eletricidade na China prevê atingir um novo recorde de um terço até 2025, ante um quarto em 2015. Com isso, espera-se que mais de 70% do aumento da demanda mundial venha da China, Índia, e Sudeste Asiático.
Além disso, o estudo apontou que a demanda e o fornecimento de eletricidade mundialmente estão se tornando cada vez mais dependentes do clima, com condições extremas, tendo sido um tema recorrente em 2022.
Além da seca na Europa, houve ondas de calor na Índia, resultando no maior pico de demanda de energia do país. Da mesma forma, as regiões central e oriental da China também foram atingidas por ondas de calor e secas, o que fez com que a demanda por ar-condicionado aumentasse em meio à redução da geração hidrelétrica na província de Sichuan. Os Estados Unidos, por sua vez, viram fortes tempestades de inverno em dezembro, o que provocou grandes interrupções de energia.
Diante disso, o documento apontou uma necessidade de descarbonização mais rápida e implantação acelerada de tecnologias de energia limpa. Ao mesmo tempo, à medida que a transição para energia limpa ganha ritmo, o impacto dos eventos climáticos na demanda de eletricidade se intensificará devido ao aumento da eletrificação do aquecimento.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

