América do Sul deve adicionar 160 GW de energia solar até 2034
Brasil e Chile devem responder por 78% das instalações do continente, estima relatório da Wood Mackenzie


O mercado de energia solar da América do Sul deverá adicionar 160 GW entre 2025 e 2034, mostra estimativa da consultoria Wood Mackenzie. O crescimento será impulsionado por esforços de diversificação, crescente demanda por eletricidade e benefícios econômicos.
Conforme o estudo, Brasil e Chile responderão por 78% das instalações do continente. Projetos de geração distribuída deverão representar 48% da capacidade desenvolvida, com o compensação de crédito seguindo atrativa nos países da região.
Atrasos na rede de transmissão e aumento nos cortes de geração atrapalham o crescimento nos mercado mais maduros, incentivando o desenvolvimento de projetos fotovoltaicos combinados com armazenamento de energia, especialmente no Brasil e Chile.
Leia mais: Cortes na geração solar e eólica somaram 400 mil horas em 2024
“A transição para projetos de solar com sistemas de armazenamento nesses mercados é um desenvolvimento essencial. O Chile está liderando a adoção desse tipo de instalação no continente e servindo como campos de testes em relação aos desafios e soluções para países que já contam com uma alta penetração de renováveis”, declarou o analista da Wood Mackenzie, Felix Delgado.
Mercado livre e hidrogênio
O relatório também destaca o papel do mercado livre de energia na expansão da capacidade instalada. Na Argentina, contratos de compra e venda de energia em dólar são a principal via de crescimento de projetos solares.
No Brasil, 99% do atual pipeline de usinas fotovoltaicas deverá operar no Ambiente de Contratação Livre. Por outro lado, leilões do mercado regulado seguem com grande importância para mercados emergentes como a Colômbia e o Peru.
A Wood Mackenzie ainda apontou que Brasil, Chile e Colômbia estão bem-posicionados para capitalizar o crescimento da demanda por hidrogênio verde, assim impulsionando o acréscimo de geração solar e diversificando o cenário de energia da região.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Parte 1: O Paradoxo Solar Brasileiro
2026: O Ano da Bateria no Brasil e a Corrida Bilionária pela Energia do Futuro
17/12/20253 min de leitura

Energia Verde: A Escolha sustentável para o Planeta e os Negócios inteligentes
Nos últimos anos, o termo energia verde deixou de ser apenas uma tendência ambiental para se tornar um pilar estratégico da economia global.
17/12/20255 min de leitura
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

