Absolar firma acordo de cooperação com federação de energia solar da Índia
Parceria visa reforçar o desenvolvimento dos mercados fotovoltaicos nos dois países, com aumento de investimentos e novas oportunidades de negócios


A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) assinou um acordo de cooperação com a Federação Nacional de Energia Solar da Índia (NSEFI), a principal organização que representa o setor de energia solar no país. O objetivo é reforçar a colaboração internacional entre os setores solares de ambos os países, a fim de promover o desenvolvimento, o crescimento e o uso de energia solar fotovoltaica e tecnologias sinérgicas na transição energética.
O acordo foi assinado durante a Intersolar Europe, realizada em Munique, na Alemanha, em junho. A parceria pretende acelerar o desenvolvimento dos mercados de energia solar nos dois países, fomentar a troca de experiências e melhores práticas em políticas, programas e incentivos, além de contribuir para a atração de novos investimentos, gerando emprego e renda e criando oportunidades de negócios em energia solar no Brasil e na Índia.
Para a Absolar, a Índia é um dos mercados emergentes mais relevantes no setor solar fotovoltaico global e a ampliação das relações bilaterais ajudará a impulsionar o desenvolvimento sustentável dos dois países.
De acordo com o ranking global da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), até o final de 2022, a Índia ocupava a quinta posição em capacidade instalada acumulada total de energia solar fotovoltaica, com mais de 62 GW em operação, enquanto o Brasil ocupava a décima posição, com 24 GW. Ambos os países também estão entre os líderes em termos de nova capacidade solar adicionada anualmente.
O CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia, pontuou os benefícios da nova parceria. "A Índia tem metas públicas muito ambiciosas para energia solar e tem feito um excelente trabalho em áreas como manufatura local, energia solar off grid, microrredes e minirredes. A Absolar e a NSEFI trabalharão juntas para transformar a transição energética sustentável em uma excelente oportunidade de desenvolvimento social, econômico e ambiental no Brasil e na Índia."
O CEO da NSEFI, Subrahmanyam Pulipaka, também comemorou o acordo e reitera a importância do Brasil na transição energética: “A NSEFI considera o Brasil um parceiro importante e estratégico em nossa jornada coletiva de transição energética”.
“Embora a Índia e o Brasil possam se orgulhar de serem dois dos quatro países com mais de 150 GW de capacidade renovável instalada, ainda há um longo caminho a percorrer para atingir nossas metas climáticas. Assim, nesta jornada para a transição energética, acreditamos que o Brasil é um parceiro valioso e nossas sinergias podem ser exploradas nas áreas de fabricação de equipamentos, aplicações em termos de micro e minirredes e aplicações de armazenamento, incluindo armazenamento reversível”.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

