Heineken passa a produzir cerveja com energia solar
Empresa pretende abastecer suas cervejarias apenas com fontes sustentáveis para reduzir emissões de gases de efeito estufa


O grupo Heineken, que produz a cerveja SOL, está preocupado com a redução das emissões de gases de efeito estufa e decidiu implementar em suas cervejarias a produção de energia solar. A partir de agora, a cerveja SOL passa a ser produzida por meio do uso da energia de fonte solar na produção de 100% do seu volume no Brasil.
A utilização da energia solar nas unidades de Ponta Grossa (PR) e Jacareí (SP) faz parte do pilar da estratégia de sustentabilidade do Grupo Heineken, “Drop the C”, que trabalha a redução na emissão de CO2 em toda a cadeia e tem como meta atingir 100% de consumo de energia renovável em todas as cervejarias do grupo até 2023 no Brasil.
A iniciativa também vem ao encontro do posicionamento da empresa, ‘Taste the Sun’, que tem o objetivo de conectar o consumidor à energia positiva do Sol em todas as suas formas.
De acordo com Ornella Vilardo, gerente de sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil, a estratégia é uma das frentes do Movimento Mais com Menos, projeto que guia a atuação de sustentabilidade do Grupo e busca atingir mais resultados positivos com menos impactos negativos.
“O posicionamento da marca SOL, ‘Taste the Sun’, tem o objetivo de conectar as pessoas à energia positiva do Sol, inspirando-as a aproveitar o poder que ele tem de reenergizar qualquer ambiente ou ocasião”, acrescentou Guilherme Retz, gerente de marketing das marcas premium no Brasil. Dessa forma, a produção da marca no Brasil utilizando fonte de energia solar é a tangibilização desse posicionamento, “reforçando-o com uma iniciativa que vai muito além da comunicação além de contribuir para as metas de sustentabilidade do Grupo”, lembrou Retz.
Dentro de todo este conceito, a cerveja SOL passa a utilizar a assinatura “Produzida com energia solar” em suas embalagens, materiais de ponto de venda e demais peças de comunicação.
O projeto está alinhado com uma estratégia mundial da marca. Desde abril de 2020, a cerveja Sol fabricada em Zoeterwoude, na Holanda, é produzida com energia renovável de energia solar, reafirmando a herança da marca inspirada no sol e definindo um marco importante na jornada da marca para reduzir sua pegada de carbono.
Alguns dos 50 mercados além do Brasil que estão produzindo a Sol com 100% de energia solar incluem Reino Unido, Austrália, África do Sul, Alemanha, Finlândia, Espanha e Holanda, os consumidores em mais de 50 mercados terão acesso à cerveja do sol produzida na cervejaria Zoeterwoude, onde a eletricidade usada para a fabricação da cerveja é 100% movida pelo sol.
Diederik Vos, Diretor Global da Marca Sol na Heineken declarou: “Como o nome da marca sugere, o Sol tem tudo a ver com o sol e tem como objetivo inspirar as pessoas a se conectar com a energia positiva que vem dele. Preparado com energia solar é uma ótima maneira de reforçar nossa conexão autêntica e duradoura com o sol, enquanto cuida do planeta e de seu povo. É nossa responsabilidade conduzir os negócios de uma forma que possa ser uma força positiva para a mudança e fornecer às pessoas um produto que se adapte às preferências cada vez mais sustentáveis.”

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

