WEG e startup japonesa constroem usina solar no Distrito Federal
Empreendimento deve entrar em operação no final de maio e terá capacidade para abastecer inicialmente 350 residências


A multinacional brasileira WEG e a startup japonesa de energias renováveis Shizen Energy estão em vias de concluir a construção de uma usina fotovoltaica no Distrito Federal. O empreendimento deve entrar em operação já no final de maio e terá capacidade inicial de 1,04 megawatt por mês, suficiente para abastecer inicialmente 350 residências.
Localizada no núcleo rural Capão Seco, na região do Paranoá, a usina poderá atingir, após um ano de funcionamento, cerca de 20 megawatts por mês e abastecer mais de 7 mil unidades consumidores, segundo anunciaram as empresas responsáveis pelo projeto.
A WEG é responsável pelo projeto de engenharia, pelo fornecimento de suprimentos, por toda a implantação, pelo comissionamento e pelos testes até a entrega da usina. No total, o sistema terá 3,1 mil módulos fotovoltaicos, além de inversores, estruturas fixas, quadros WEG e subestação conectada a concessionária local de energia, a Companhia Energética de Brasília (CEB).
A energia elétrica gerada na usina será transferida, via contratos de aluguel, para unidades consumidoras compostas por empresas de médio e grande porte da região que pretendem reduzir os custos com eletricidade.
Com este modelo, os consumidores interessados não precisarão, portanto, instalar os painéis fotovoltaicos no telhado ou em qualquer outro local, pois alugarão o sistema, que ficará responsável por “todo o investimento relacionado ao projeto, desenvolvimento, implementação, manutenção e operação da planta solar”.
De acordo com informações divulgadas na imprensa, dois estabelecimentos comerciais do DF já contrataram o serviço e deverão economizar até 20% nos custos de energia. Outras 20 empresas estariam negociando adesão ao novo sistema.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

