Radar GD: número de consumidores beneficiados cresce 46% no 1º semestre de 2022
Mercado acrescentou 2,25 GW e 247 mil novos sistemas de energia solar fotovoltaica para 316 mil unidades consumidoras no período


O mercado brasileiro de geração solar distribuída (GD) teve crescimento de 46% no número de unidades consumidoras (UCs) beneficiadas no 1º semestre de 2022, mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apurados pelo Portal Solar.
Leia mais: Brasil ultrapassa marca de 16 GW em capacidade solar em operação
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A produção própria de energia por meio da fonte solar fotovoltaica chegou a 316 mil novos consumidores, contra 216 mil no primeiro semestre do ano passado.
O setor também registrou avanço na potência instalada, 26%, e no número de sistemas fotovoltaicos, 43,6%. Foram adicionados 2,25 GW de capacidade solar e 247 mil novos sistemas, frente a 1.78 GW e 172 mil sistemas nos primeiros seis meses de 2021.
As novas instalações inclusive superam o número total registrado no ano de 2020 (223 mil). Com isso, o mercado acumula 11.3 GW de potência instalada, 1 milhão sistemas fotovoltaicos e 1,3 milhão de UCs.
Leia os recortes regionais do mercado de GD solar no 1º semestre:
Sudeste adiciona 100 mil sistemas de energia solar
Número de consumidores no Nordeste cresce 100%
Brasília e Campo Grande estão entre as 3 cidades que mais cresceram
Rio Grande do Sul foi 3º estado que mais cresceu
Energia solar residencial cresce 93% no Norte
Classe de consumo residencial puxa o crescimento
A classe de consumo residencial segue como o principal vetor de crescimento da GD solar no Brasil. O segmento foi responsável por adicionar 1.27 GW e 203 mil sistemas fotovoltaicos, beneficiando 250 mil UCs no primeiro semestre.
Em seguida, vem a classe comercial, com 522 MW, 21 mil sistemas e 32,5 mil UCs. A classe rural acrescentou 321 MW, 20 mil sistemas e 29 mil UCs. Instalações industriais somaram 109 MW, 2,2 mil sistemas e 3,3 mil UCs no período.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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