Radar GD: Geração solar supera 5 GW em residências no Brasil
Com 792 mil sistemas beneficiando 953 mil consumidores, classe de consumo residencial lidera a expansão do mercado
A geração solar distribuída (GD) ultrapassou a marca de 5 GW na classe de consumo residencial, mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O segmento lidera o mercado em termos de capacidade instalada, superando as instalações comerciais (3,4 GW) e rural (1,4 GW). A potência instalada total da GD supera 10,8 GW no Brasil.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/
Somente nos cinco primeiros meses de 2022, foram acrescentados 986 MW, mais da metade do crescimento registrado no ano. Em um ano, essa classe de consumo foi responsável por mais de 2,4 GW de nova capacidade.
Atualmente, o País conta com 792 mil sistemas de GD solar residencial, beneficiando 953 mil consumidores.
Geração centralizada ultrapassa 5 GW
A capacidade instalada em usinas solares fotovoltaicas com geração centralizada ultrapassou os 5 GW de potência fiscalizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essas usinas, diferentemente da GD, caracterizam-se como grandes parques de geração voltados à comercialização da energia no mercado regulado ou no mercado livre.
Entre os estados com maior capacidade instalada proveniente de usinas solares centralizadas, se destacam a Bahia, com 1,35 GW, o Piauí, com 1,16 GW, e Minas Gerais, com 730 MW. Conforme a Aneel, estão em construção empreendimentos com aproximadamente 4,7 GW de capacidade, com previsão de entrada em operação entre 2022 e 2023.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.