Lentidão na análise de projetos trava investimentos em energia solar em MG

Empresas e consumidores relatam dificuldades com a Cemig para aprovar projetos e conectar sistemas de geração distribuída

LENTIDAO-NA-ANALISE-DE-PROJETOS-TRAVA-INVESTIMENTOS-EM-ENERGIA-SOLAR-EM-MG
Cemig/Divulgação

Representantes da indústria, do agronegócio e do setor de energia pediram urgência no atendimento da Cemig a pedidos de conexão de projetos de micro e minigeração distribuída em Minas Gerais. Embora a distribuidora tenha retomada a análise de novos projetos, empresas e consumidores relatam lentidão na solicitação de acesso à rede.

A questão foi debatida audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na última quarta-feira (17/05). Conforme depoimento do diretor do departamento técnico regulatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Carlos Dornellas, os associados da instituição permanecem enfrentando dificuldades.

“A suspensão da emissão dos orçamentos de conexão nos preocupou muito. As empresas estavam fechando as portas. E a energia solar leva emprego para a ponta, sendo um importante vetor de desenvolvimento para o Estado. Precisamos retomar com a maior brevidade os negócios que acontecem em Minas Gerais. Queremos negociar soluções e dialogar com a Cemig e com o Estado”, disse Dornellas.

O diretor sugeriu a separação entre a micro e a minigeração de energia como uma possível solução para sanar parte dos gargalos. “O telhado solar não tem impacto na rede básica. Queremos empresas que continuem no estado e promovendo desenvolvimento. A liberação, mesmo de forma gradual, é muito importante”.

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Weber Bernardes de Andrade pediu maior rapidez nas respostas às demandas. “Os produtores rurais também querem investir em energia, como na biomassa, mas a demora da Cemig em dar respostas às demandas da classe acaba inviabilizando o empreendimento, além de exigências incompatíveis”.

Ele citou a situação de um produtor rural que fez uma usina solar e solicitou à Cemig uma ligação. "A empresa pediu a ele um investimento da ordem de R$ 16 milhões, o que é completamente inviável."

Restrições no acesso à rede

De acordo com o diretor da Cemig Distribuição, Marney Tadeu Antunes, houve um crescimento exponencial de pedidos de conexão na rede da Cemig entre 2019 e 2022, o que criou um esgotamento de vários pontos na distribuição e até na transmissão, em todo o estado.

Sob a alegação de impactos na rede elétrica, a Cemig chegou a suspender a análise de novos projetos de geração distribuída (GD), restringindo solicitações de acesso. A situação fez com que a Absolar notificasse extrajudicialmente a concessionária de distribuição.

A solicitação de acesso é um procedimento necessário para que o equipamento de GD solar possa injetar energia excedente na rede elétrica e compensar créditos na conta de luz. Esse procedimento é feito junto a concessionária de distribuição pela empresa instaladora, após a elaboração do projeto.

Um levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostra que reclamações sobre solicitação de acesso contra as distribuidoras cresceu 34,46% no País no último ano. Foram mais de 18 mil queixas relacionados a problemas de acesso à rede no período, ficando atrás somente de ocorrências sobre falta de energia.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

BRASIL-DEVE-ADICIONAR-10-6-GW-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2026
Mercado

Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026

Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar

11/12/20252 min de leitura

SNEC-PV-ES-LATAM-2026-INICIA-CREDENCIAMENTO-PARA-EVENTO-EM-SAO-PAULO
Mercado

SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP

Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março

10/12/20252 min de leitura

BRASIL-REGISTRA-ADESAO-DE-217-MIL-EMPRESAS-AO-USO-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2025
Mercado

Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025

Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias

09/12/20252 min de leitura

PARTICIPACAO-DE-CONSUMIDORES-VAREJISTAS-QUADRUPLICA-NO-MERCADO-LIVRE-DE-ENERGIA
Mercado

Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia

Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel

08/12/20252 min de leitura

SAO-PAULO-SP-RECEBE-O-ENCONTRO-NACIONAL-ABSOLAR-EM-10-E-11-DE-DEZEMBRO
Mercado

São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro

Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar

05/12/20252 min de leitura

A REVOLUÇÃO SILENCIOSA DA ENERGIA DISTRIBUÍDA: COMO SIGFI E AGROVOLTAICO ESTÃO REDESENHANDO O MAPA ENERGÉTICO BRASILEIRO
Mercado

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro

Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.

03/12/20255 min de leitura

BRASIL-TERA-BANDEIRA-TARIFARIA-AMARELA-EM-DEZEMBRO
Mercado

Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro

Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país

01/12/20251 min de leitura

COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE ENERGIA SOLAR CONFIÁVEL: 7 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO A ESCOLHA CERTA
Mercado

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa

A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.

18/11/20256 min de leitura