Hotel de gelo usa energia solar

Para aqueles que não querem sentir muito frio, o hotel instalou um sistema de energia solar que abastece uma das suítes

HOTEL DE GELO USA ENERGIA SOLAR
Portal Solar

Para os amantes do frio, para aqueles que não gostam tanto, mas concordariam em passar por uma experiência diferente, ou para aqueles que querem se isolar do mundo, o Icehotel, localizado em Jukkasjärvi, na Suécia, a cerca de 200 quilômetros acima do Círculo Polar Ártico, criou alternativas para os turistas. E uma delas é abastecida com energia solar, sem contar que o empreendimento é mantido por meio de energia sustentável.

Uma das suítes deluxe, batizada de Kodex Maximus, é uma das adições permanentes feitas pelo Icehotel para a temporada de 2021 e foi projetada para parecer um pouco "desequilibrada", ou seja, sem o intuito de detalhes geometricamente perfeitos para os móveis e parede. O ambiente é sustentado por energia solar e mantém a temperatura ambiente em -5 Cº.

Outra opção é a suíte Toybox, que tem como intuito transportar quem ficar por lá direto para os tempos de infância. Para isso, objetos de decoração com uma pegada nostálgica foram inseridos na decoração, além de uma cabeceira na cama que reproduz um coelho, feita de gelo.

O hotel de gelo na Suécia é considerado a "sauna mais fria do mundo" e possui uma floresta congelada ao redor. Originalmente começou como uma galeria de arte em 1989 e foi adaptado para receber viajantes do mundo todo há 31 anos.

O empreendimento é separado em duas dinâmicas: a primeira delas consiste em quartos "quentes". Já a segunda traz a versão que atrai os curiosos: suítes artísticas, feitas de gelo, que são projetadas por diferentes artistas e reconstruídas ano após ano depois de derreterem. O período para visitas e hospedagem nas suítes de gelo funciona entre os meses de dezembro e abril.

Projetado pelo arquiteto Luca Roncoroni, o ambiente cria uma combinação entre o calor e frio, além dos exóticos roupões de banho e toalhas feitas de neve, dois "fornos" de gelo e uma banheira de 631 litros para o momento de relaxamento. O recomendado pelo hotel é que os hóspedes passem uma noite em um dos quartos de gelo e algumas noites em um de seus quartos mais quentes e aconchegantes. O acesso ao primeiro deles tem início ao anoitecer, e os hóspedes podem guardar seus pertences e se refrescar, além da experiência congelante, em uma sauna aquecida.

Outro trabalho artístico desenvolvido pelo local foi uma floresta congelada, criada pela parceria dos artistas suecos Anna Öhlund e John Pettersson. Inspirada na prática japonesa dos anos 1980 de Shinrin-Yoku, conhecida também como "banho de floresta", em que a pessoa absorve a atmosfera ao seu redor ao interagir com seus próprios sentidos, a sala temporária Ceremony Hall foi projetada para se parecer com uma área coberta por árvores geladas, na qual os hóspedes são cercados por obras de arte que reproduzem o ambiente florestal. Além da atuação espiritual, o espaço pode ser alugado também para cerimônias de casamento e até mesmo reuniões de trabalho.

Duas suítes finalizam as edições mais especiais do hotel, a Hang Loose, com esculturas de arte feitas detalhadamente com o polimento do gelo, e a Oh Rapunzel, desenhada no formato de um cão maltês com três metros de altura e cabelos longos que fluem pela sala, proporcionando um companheiro fiel em tempos de isolamento e solidão, como indica o hotel na descrição do quarto.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Cristiane Pinheiro

Cristiane Pinheiro

Jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, com quase 30 anos de experiência no segmento de Comunicação. Tem especializações em jornalismo impresso pelo Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, do Grupo O Estado de S. Paulo, e em televisivo pela Rede Globo de Televisão, São Paulo, e pelo Senac – Centro de Comunicação e Artes. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 10 anos.

Artigos que podem te interessar

CONTA-DE-LUZ-ACUMULA-ALTA-DE-15-NO-BRASIL-ENTRE-JANEIRO-E-NOVEMBRO
Mercado

Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro

Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE

15/12/20252 min de leitura

BRASIL-DEVE-ADICIONAR-10-6-GW-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2026
Mercado

Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026

Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar

11/12/20252 min de leitura

SNEC-PV-ES-LATAM-2026-INICIA-CREDENCIAMENTO-PARA-EVENTO-EM-SAO-PAULO
Mercado

SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP

Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março

10/12/20252 min de leitura

BRASIL-REGISTRA-ADESAO-DE-217-MIL-EMPRESAS-AO-USO-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2025
Mercado

Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025

Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias

09/12/20252 min de leitura

PARTICIPACAO-DE-CONSUMIDORES-VAREJISTAS-QUADRUPLICA-NO-MERCADO-LIVRE-DE-ENERGIA
Mercado

Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia

Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel

08/12/20252 min de leitura

SAO-PAULO-SP-RECEBE-O-ENCONTRO-NACIONAL-ABSOLAR-EM-10-E-11-DE-DEZEMBRO
Mercado

São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro

Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar

05/12/20252 min de leitura

A REVOLUÇÃO SILENCIOSA DA ENERGIA DISTRIBUÍDA: COMO SIGFI E AGROVOLTAICO ESTÃO REDESENHANDO O MAPA ENERGÉTICO BRASILEIRO
Mercado

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro

Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.

03/12/20255 min de leitura

BRASIL-TERA-BANDEIRA-TARIFARIA-AMARELA-EM-DEZEMBRO
Mercado

Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro

Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país

01/12/20251 min de leitura