Florianópolis (SC) foi a cidade que mais acrescentou energia solar no Brasil em 2022

Capital catarinense quase quadruplicou a capacidade instalada na geração distribuída, com 20,4 mil novas conexões ao longo do ano

FLORIANOPOLIS-SC-FOI-A-CIDADE-QUE-MAIS-ACRESCENTOU-ENERGIA-SOLAR-NO-BRASIL-EM-2022
Shutterstock

Florianópolis (SC) foi a cidade que mais acrescentou energia solar no Brasil em 2022, quase quadruplicando a capacidade instalada, mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apurados pelo Portal Solar. Ao longo do ano, foram conectados 20,4 mil novos sistemas fotovoltaicos, adicionando 249 MW de capacidade na capital catarinense.

Leia mais: Brasil soma mais de 2 milhões de consumidores beneficiados pela energia solar

Siga o Portal Solar nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/

Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Com o desempenho, o munícipio assumiu a liderança nacional no mercado de geração distribuída (GD), com 314 MW, quase o dobro da segunda colocada, Brasília (DF). O perfil das instalações é predominantemente residencial, respondendo por quase 99% do total.

Apesar do crescimento, Santa Catarina é o estado com menor capacidade instalada no Sul do Brasil, com 836 MW, atrás do Rio Grande do Sul (1.8 GW) e Paraná (1.5 GW). No total, a região soma 4.2 GW, sendo superada apenas pelo Sudeste em potência operacional na GD solar.

Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar