Financiamento de energia solar tem queda no 1º semestre de 2025
Com taxa de juros em patamar elevado, percentual de vendas financiadas diminui em relação ao ano passado, mostra estudo da Greener


Estudo indica que 41% dos sistemas de energia solar de geração distribuída comercializados no Brasil no primeiro semestre foram financiados, uma participação inferior em relação aos anos anteriores. Em 2024 e 2023, esse patamar havia sido de 46% e 53%, respectivamente.
A pesquisa foi realizado pela consultoria Greener entre 1º de julho e 12 de agosto de 2025 com empresas de integração de todo o país. A análise aponta que a retração pode ser reflexo do cenário de juros elevados, que encarecem as parcelas e reduzem a atratividade do financiamento.
Entre 1º de janeiro e 30 de junho, a taxa básica de juros (Selic) variou entre 12,25% e 15% ao ano. O cenário traz também uma maior restrição de crédito, com bancos mais seletivos após o aumento da inadimplência em outras linhas de consumo.
Banco BV lidera o mercado
O banco BV foi pela nona vez consecutiva a linha de financiamento mais citada por integradores que atuam no mercado de energia solar brasileiro, conforme a pesquisa da Greener. A instituição foi mencionada por 28% das empresas do setor, ficando nove pontos percentuais a frente do Santander, o segundo colocado.
O levantamento indica que as vendas financiadas no primeiro semestre envolveram 18 bancos tradicionais, nove bancos de fomento ou desenvolvimento e 13 fintechs ou correspondentes bancários, mostrando que o mercado combina canais consolidados e soluções inovadores de crédito.
Bancos e linhas mais utilizados nas vendas financiadas:
- BV: 28%
- Santander: 19%
- Solfácil: 18%
- Sicredi: 16%
- Sol Agora: 15%
- Banco do Brasil: 13%
- Sicoob: 12%
- Bradesco: 7%
- BNB: 7%
- Losango: 5%
Os números se referem à pulverização de agentes financiadores, e não à participação de mercado. Indicam o percentual de empresas que realizaram pelo menos um financiamento com cada instituição.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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