Energia solar ganha espaço no mercado brasileiro de franquias
Crescimento do número de instalações no País impulsiona setor como um nicho de negócios no franchising


O crescimento do mercado de energia solar no Brasil tem feito o setor ganhar cada vez mais espaço como um nicho de negócios para franquias, aponta a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A entidade contabiliza seis franqueadores e outros dois potenciais franqueadores associados na área de energia solar, que juntos somam mais de 900 unidades.
Um exemplo nesse mercado é o Portal Solar Franquias, franqueadora com mais de 160 unidades espalhadas no País. Somente nos dois primeiros meses de 2022, a empresa contabilizou 38 novos franqueados, crescimento de 23,6% em relação a dezembro de 2021.
O Portal Solar conta com um modelo home-based, ou seja, sem lojas, que conta com suporte de engenharia, softwares próprios, treinamentos, fundo de marketing com gestão aberta, além da experiência de mais de 15 mil sistemas vendidos.
Modelo de negócios
Em um levantamento realizado recentemente, a empresa calculou que a franquia pode faturar R$ 150 mil por mês já nos primeiros meses de atividade. Os dados têm como base franqueados com desempenhos consistentes no período e que possuem duas características em comuns: habilidades de vendas e excelência no atendimento ao cliente.
Leia mais: Franquia de energia solar pode faturar R$ 150 mil já nos primeiros meses de operação
“O principal fator de sucesso dos nossos franqueados é poder contar com a credibilidade e competência da marca Portal Solar, construída em 8 anos de atuação no mercado”, afirma o CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer.
O lucro médio gira em torno de 20% a 35% sobre o faturamento bruto do serviço de instalação - que poderá ser realizado pela equipe do franqueado ou da próprio franqueadora. O tempo de retorno do investimento varia entre 6 e 9 meses.
Antes de começar a operar, o franqueado recebe treinamento teórico e prático, trilha de conhecimento, enxoval com EPIs, uniformes, drone para visitas técnicas e material de marketing. A franqueadora também é responsável pelas companhas de marketing institucional, desenvolvimento e certificação dos projetos, sem custos adicionais para o franqueado.
Outra vantagem para o franqueado é a ausência de estoque, pois a logística e a segurança dos kits fotovoltaicos são de responsabilidade da franqueadora em São Paulo, que possui equipe dedicada para acompanhar todos os processos.
O Portal Solar também presta consultoria comercial, de marketing, jurídica e de engenharia, no intuito de garantir maior eficiência das unidades, além de ter fornecedores de equipamentos homologados, com as melhores marcas e modelos para oferecer aos clientes.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

