Consumidores de energia solar enfrentam restrições de conexão em Minas Gerais
Cemig suspendeu análise de projetos de geração distribuída, alegando impactos à rede elétrica; Absolar notificou extrajudicialmente a distribuidora


Empresas e consumidores têm enfrentado problemas para conectar sistemas de energia solar fotovoltaica em Minas Gerais nos últimos meses. Sob a alegação de impactos na rede elétrica, a Cemig tem suspendido a análise de novos projetos de geração distribuída (GD) e restringindo solicitações de acesso. A situação fez com que a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) notificasse extrajudicialmente a concessionária de distribuição.
A solicitação de acesso é um procedimento necessário para que o equipamento de GD solar possa injetar energia excedente na rede elétrica e compensar créditos na conta de luz. Esse procedimento é feito junto a concessionária de distribuição pela empresa instaladora, após a elaboração do projeto.
A vice-presidente de GD da Absolar e CEO da Bright Strategies, Bárbara Rubim, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, detalhou que, após diversas reuniões com a Cemig e o governo de Minas Gerais, a associação enviou a notificação apontado ilegalidades e exigindo que as análises dos projetos sejam retomadas.
“A Cemig vem suspendendo os pedidos de conexão de projetos de micro e minigeração, alegando que precisa de um parecer técnico do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre o impacto na rede básica. Mas o próprio ONS já se manifestou dizendo que esse parecer técnico não se aplica para projetos de micro e minigeração distribuída”, destacou Rubim.
“Ou seja, dia após dia, a Cemig tem descumprido uma lei federal, a 14.300, que garante a todo consumidor o direito de acessar a rede de distribuição para gerar a própria energia, e também a Resolução Normativa 1.000 de 2021”, apontou a especialista.
Em janeiro, o ONS informou o esgotamento da capacidade de transmissão de energia elétrica em regiões favoráveis à geração renovável, como o norte de Minas Gerais e o Nordeste. Porém, o cenário se refere a usinas de energia solar de grande porte de geração centralizada.
Nesta segunda-feira (24/04), Minas Gerais tornou-se o primeiro estado a superar a marca de 5 GW de geração de energia solar fotovoltaica em operação, de acordo com dados públicos divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O número soma a capacidade instalada de sistemas de GD e de usinas de geração centralizada.
Aumento nas reclamações
Um levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostra que reclamações sobre solicitação de acesso contra as distribuidoras cresceu 34,46% no País no último ano. Foram mais de 18 mil queixas relacionados a problemas de acesso à rede no período, ficando atrás somente de ocorrências sobre falta de energia.
Com o forte crescimento do mercado de energia solar no Brasil, problemas na velocidade de atendimento e na aprovação de projetos aumentaram. Esse cenário se intensificou a partir do final do ano passado, com o aumento da procura em razão das mudanças no sistema de compensação de créditos promovidos pela Lei 14.300, que estabeleceu o Marco Legal da GD.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

