CELA lança plataforma que indica atratividade de projetos de energia solar
Solução mostra indicadores para investimentos em projetos de geração distribuída em diferentes localidades do Brasil


A consultoria CELA (Clean Energy Latin America) lançou a plataforma que mostra a atratividade financeira dos projetos de energia solar na geração distribuída (GD), tanto em telhados quanto em usinas remotas. A nova ferramenta é destinada a investidores em geração distribuída, fundos, empresas e instituições financeiras que investem ou pretendem investir na modalidade.
Conforme a consultoria, a solução também atenderá credores de GD, instituições financeiras que financiam projetos e organizações que desejam avaliar a viabilidade dos diferentes modelos de negócios da área, de forma rápida e prática.
Resultado de dez anos de experiência em análise de investimentos de energia solar em geração distribuída e modelagem financeira para empreendimentos na área, a plataforma da CELA engloba o histórico dos mais de 10 anos do mercado de GD no Brasil e integra as mudanças regulatórias trazidas pela publicação da Lei 14.300/2022, que passou a vigor em janeiro deste ano com uma série de regras e cobranças tarifárias aos novos sistemas fotovoltaicos instalados.
O sistema de inteligência de mercado implantado na plataforma contempla atualizações mensais com base nas tarifas publicadas para cada área de distribuição de energia. O usuário conseguirá visualizar a atratividade financeira de projetos em várias localidades e em diferentes modelos de negócios (autoconsumo, autoconsumo remoto, geração compartilhada), de diferentes enquadramentos regulatórios, como direito adquirido ou pré lei 14.300, regra de transição e regra definitiva – pós marco legal.
“Desta forma, os indicadores de atratividade da plataforma poderão fazer evoluir a rota de investimentos em projetos de GD nas várias regiões brasileiras e, assim, abrir novas possibilidades de atuação estratégica para as empresas termos de estratégias e modelos de negócios”, explica o CEO da CELA, Camila Ramos. “A plataforma também será um bom indicador para a tomada de decisão de M&A (fusões e aquisições) no segmento.”
O sistema indica, por exemplo, que, para empreendimentos de geração compartilhada de 700 kilowatts (kW), com direito adquirido (GD I), as áreas de distribuição com possibilidade de ofertar maior desconto ao consumido) são Minas Gerais, Alagoas, Amapá, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.
O índice de atratividade na plataforma da CELA leva em consideração uma série de critérios, como regulação, tanto para o modelo de negócios selecionado e tamanho do projeto, como em que regra da Lei 14.300 o projeto se enquadra (se GD I, II ou III).
Também contempla tarifas das distribuidoras para consumidor B3, fator de produção (considerando variações de projetos em telhados, estruturas fixas e trackers), operação e manutenção (O&M), o capex, os impostos sobre a energia e as isenções tributárias relacionadas a cada estado e cada modelo de negócios da GD.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

