Brasil acrescenta 4,15 GW em geração solar distribuída no primeiro semestre
Número representa um crescimento de mais de 20% em relação a potência adicionada no mesmo período do ano passado


O mercado brasileiro de geração solar distribuída adicionou 4,15 GW em capacidade instalada no primeiro semestre de 2023, mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apurados pelo Portal Solar. O número representa um crescimento de 20,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 3,44 GW entraram em operação no país.
O segmento acrescentou 360,9 mil sistemas fotovoltaicos entre janeiro e junho, volume pouco menor em relação aos 361,6 mil registrados no primeiro semestre de 2022. Porém, o número de novos consumidores beneficiados por instalações de energia solar foi maior, com 481,4 mil sobre 469,6 mil, na mesma base de comparação.
A maior fatia do setor segue na classe de consumo residencial, que acrescentou 2,1 GW ao longo de 2023, superando instalações comerciais (987 MW), rurais (710 MW) e industriais (292 MW). Todos esses perfis tiveram resultados superiores ao registrado no mesmo período do ano passado.
Leia mais: Energia solar supera 22 GW na geração distribuída no Brasil
Ao mesmo tempo, a classe de consumo residencial foi a única a apresentar queda no número de sistemas fotovoltaicos instalados e de novos consumidores beneficiados pela geração distribuída no período. Foram 281 mil conexões em 316 mil unidades consumidoras em 2023, contra 296 mil conexões em 367 mil unidades consumidoras em 2022.
No total acumulado, o mercado brasileiro de geração solar distribuída soma 22,2 GW, com 2 milhões de sistemas fotovoltaicos beneficiando 2,6 milhões de consumidores. Considerando ainda o segmento de geração centralizada, composto por grandes usinas, a fonte solar conta com 31,88 GW, a segunda maior da matriz elétrica brasileira, atrás apenas da fonte hidráulica.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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