Demanda global por renováveis e baterias impulsiona exportações de lítio do Brasil
Levantamento do Grupo Descartes Systems aponta crescimento de quase 40% nas vendas para o mercado externo nos últimos dois anos


A alta demanda global e políticas de incentivo a fontes de energia renovável e mobilidade elétrica tem impulsionado as exportações de lítio do Brasil, mostra pesquisa realizada pelo Grupo Descartes Systems, empresa de soluções de logística.
O levantamento aponta que em 2020, o País exportou, aproximadamente, o valor de FOB US$ 2,6 milhões em baterias de íons de lítio. (FOB: sigla para free on board representa a categoria de frete em que toda a responsabilidade é do cliente, incluindo os riscos e custos da mercadoria).
Já em 2022, o Brasil aumentou sua exportação em aproximadamente 38,6% no valor FOB e atingiu a quantia de US$ 3,62 milhões. Conforme a pesquisa, os países que mais importaram o minério do País foram Estados Unidos, México, Romênia e Vietnã.
A responsável pelas soluções Global Trade Intelligence da Descartes na América Latina, Helen Abdu, detalha que, durante a pandemia de Covid-19 e com a guerra entre Rússia e Ucrânia, o mercado de componentes eletrônicos ficou escasso.
“O Brasil possui um grande papel, pois visualizamos que ele cresce em número de exportação do elemento. Portanto, essa enorme capacidade do país deve chamar ainda mais a atenção de diversos segmentos que utilizam o material para o desenvolvimento de produtos", aponta a especialista.
“Deste modo, caso consigamos traçar um cenário favorável para a produção e desenvolvimento interno do lítio, políticas voltadas para a transição energética e crescimento da demanda, podemos afirmar que o Brasil pode se tornar um grande exportador mundial", assinalou Abdu.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Parte 1: O Paradoxo Solar Brasileiro
2026: O Ano da Bateria no Brasil e a Corrida Bilionária pela Energia do Futuro
17/12/20253 min de leitura

Energia Verde: A Escolha sustentável para o Planeta e os Negócios inteligentes
Nos últimos anos, o termo energia verde deixou de ser apenas uma tendência ambiental para se tornar um pilar estratégico da economia global.
17/12/20255 min de leitura
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

