Transição energética no Brasil irá trazer oportunidades econômicas, diz ONU e IEA
Relatórios publicados pelas entidades destacam o potencial de energias sustentáveis do país e planos para o setor


De acordo com novos relatórios divulgados pela Latin America Energy Outlook e a Production Gap Report, a América Latina e o Caribe têm a oportunidade de se inserir na transição energética global de forma estratégica e com oportunidades econômicas, devido a abundância em energia renovável e exemplos em termos de sustentabilidade.
Apesar do potencial renovável, o relatório Production Gap Report destaca que o Brasil é líder em projetos para aumentar a produção de petróleo nesta década, ao lado de Canadá, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e EUA.
Em contrapartida, o estudo reitera que os planos brasileiros são feitos ao mesmo tempo em que a Petrobras alega estar em processo de descarbonização para se tornar uma empresa de energia limpa.
Já no Latin America Energy Outlook, Brasil e Guiana são apontados como dois dos três maiores crescimentos globais em exportação de petróleo até 2035. No entanto, a agência destaca que quaisquer novos projetos enfrentariam grandes riscos comerciais se o mundo estiver no caminho certo para atingir emissões líquidas zero até 2050, à medida que a demanda por petróleo diminui rapidamente.
Alinhado com os relatórios, o diretor da 350.org na América Latina, Ilan Zugman, comenta a importância de se investir em uma transição energética justa, principalmente para a população mais vulnerável: “Uma transição energética justa nos permitirá salvar milhões de vidas e proporcionar melhores condições para as comunidades mais vulneráveis, além de evitar as cenas de horror que podem ser causadas por extremos climáticos cada vez mais intensos".

Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

