Saiba como reduzir a conta de luz com a energia solar sem instalar o gerador
Para isso existe a modalidade de geração distribuída compartilhada; veja como funciona


Um dos principaisf benefícios que a energia fotovoltaica proporciona é a redução na conta de luz, que pode chegar a 95% de economia. No entanto, para o diretor geral da Órigo Energia, Rodolfo Molinari, os benefícios vão além dos aspectos econômicos. Trata-se de uma fonte de geração de energia sustentável, que não agride o meio ambiente, produz desenvolvimento social e ajuda a poupar água nos reservatórios das hidrelétricas.
Adicionalmente, a tecnologia contribui para o desenvolvimento da cultura do consumo consciente ao oferecer alternativas para a gestão das despesas com eletricidade.
Até quem não tem telhado para instalar sistema fotovoltaico pode se beneficiar dessa tecnologia. Para isso existe a modalidade de geração distribuída compartilhada. Os consumidores que aderem a esse modelo utilizam um "sistema comunitário", como uma cooperativa.
Molinari explica que o cliente não precisar investir na instalação de módulos fotovoltaicos, inversores, cabos etc. A energia que chega aos consumidores é produzida em fazendas solares, que por sua vez é injetada na rede elétrica.
Empresas como a Órigo Energia desenvolve, constrói e operaram essas fazendas solares. A produção é dividida em frações. Ao assinar um pacote, o cliente compra um "pedaço" dessa usina. O encontro de contas é feito pela distribuída, que emite o desconto na fatura de energia.
Saiba mais sobre a energia não renovável

Adonis Teixeira
Jornalista formado pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, com experiência de mais de 12 anos em comunicação. Acompanha o setor elétrico brasileiro há 5 anos, atuando no monitoramento de dados e informações do setor.
Artigos que podem te interessar
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

