Saiba a diferença entre solar térmica e fotovoltaica
No caso brasileiro, a luz solar já é usada para aquecer água desde a década de 1970


Embora a luz seja a mesma, ela traz consigo algumas formas de utilização e de geração de energia, o que exige o uso de tecnologias distintas. Estamos falando da energia solar fotovoltaica e da energia solar térmica, ou como também é conhecida como aquecimento solar.
Para diferenciar uma tecnologia da outra, o Portal Solar ouviu o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Térmica (Abrasol), Oscar de Mattos, que explicou dentre outras coisas que a principal diferença entre elas é que a fotovoltaica gera eletricidade, enquanto a solar térmica usa a luz do sol para aquecer a água em residências ou indústrias.
No início deste mês, publicamos a inauguração do primeiro complexo termossolar e fotovoltaico da América Latina. A usina Cerro Dominador, porém, utiliza a tecnologia helióstatos: espelhos que refletem e concentram a radiação solar aquecendo um fluído que, ao evaporar, movimenta uma turbina e produz eletricidade, assim como a fotovoltaica.
Saiba mais: Chile inaugura usina com duas tecnologias solares
No caso brasileiro, a luz solar já é usada para aquecer água desde década de 1970, disse Mattos. Essa tecnologia é 100% nacional, diferente da fotovoltaica, em que os equipamentos precisam ser importados da China. Ambas as tecnologias podem ser usadas em residência, comércio ou indústria. Cada uma delas para uma função específica.
Os módulos fotovoltaicos são compostos por células de silício, que convertem a luz diretamente em eletricidade, mesmo em dias nublados. Para fazer essa conversão é utilizado um inversor interativo, aparelho que transforma o elétron de corrente contínua para corrente alternada.
Já a energia solar térmica não gera eletricidade, mas, sim, calor para o aquecimento da água. São três os tipos de coletores solares: os coletores planos fechados, indicados para aquecimento de água abaixo de 100°C; coletores de termoplástico sem cobertura (abertos), indicados para aquecer piscinas; e coletores de tubos evacuados, indicados para processos industriais para temperaturas superiores a 100°C.
O sistema termossolar é composto por duas partes: os coletores solares, que podem ser placas ou tubos a vácuo e um reservatório térmico, também chamado de Boiler, que é um recipiente que armazena a água aquecida. Segundo a Abrasol, o Brasil possui mais de 19 milhões de m² em instalação de aquecedor solar, com mais de 1,5 milhões de reservatórios.
A tecnologia fotovoltaica, por sua vez, atingiu a marca de 9.187 megawatts (MW) de potência instalada, sendo 64% do mercado formado por geração distribuída e 36% de geração centralizada (grandes usinas), segundo dados de junho divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaico (Absolar).

Adonis Teixeira
Jornalista formado pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, com experiência de mais de 12 anos em comunicação. Acompanha o setor elétrico brasileiro há 5 anos, atuando no monitoramento de dados e informações do setor.
Artigos que podem te interessar

Parte 1: O Paradoxo Solar Brasileiro
2026: O Ano da Bateria no Brasil e a Corrida Bilionária pela Energia do Futuro
17/12/20253 min de leitura

Energia Verde: A Escolha sustentável para o Planeta e os Negócios inteligentes
Nos últimos anos, o termo energia verde deixou de ser apenas uma tendência ambiental para se tornar um pilar estratégico da economia global.
17/12/20255 min de leitura
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

