Energia elétrica é vista como cara para 83% dos brasileiros, aponta DataFolha
Pesquisa mostra que 92% dos entrevistados gostariam de produzir a própria energia em casa


A percepção do brasileiro sobre o setor elétrico está refletida na Pesquisa de Opinião Pública 2021 realizada pelo Datafolha, a pedido da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel).
Divulgada ontem (3/08), os dados obtidos apontam que, para 83% dos entrevistados, a energia contínua com o valor alto. Ou seja, a cada 10 brasileiros, 8 consideram caro ou muito caro o preço da energia elétrica.
Os números mostram que, para 53% dos entrevistados, essa situação é decorrente da alta carga tributária; para 19%, o principal motivo dos preços elevados está na falta de concorrência no mercado ou na impossibilidade de se escolher a empresa fornecedora de energia; já 14% dos participantes creditam a situação à interferência do governo; e 10% acreditam que o desperdício é o ponto central do encarecimento da energia.
A pesquisa do Datafolha/Abraceel também revela que 81% dos brasileiros desejam poder escolher a empresa fornecedora de energia. Este é o maior percentual da série histórica da pesquisa realizada pela Abraceel desde 2014. Se a medida de livre escolha fosse implantada, 70% dos entrevistados trocariam o atual fornecedor para outro que oferecesse menor preço.
Apesar de o preço ser citado por 70% dos participantes como o principal motivo para a troca, outras questões também foram levantadas. Para 20% dos entrevistados, por exemplo, a busca por fontes limpas de energia é uma questão importante, assim como para 15% a qualidade no atendimento é um ponto que seria levado em consideração na hora de selecionar um fornecedor de energia. Ainda segundo o estudo, apenas 30% não trocariam de fornecedor, alegando a confiança no atual serviço prestado pela empresa como fator fundamental para sua decisão.
De acordo com o presidente executivo da Abraceel, Reginaldo Medeiros, outro grande destaque do estudo é que 92% gostariam de gerar energia elétrica em casa. "O número também surpreende entre os brasileiros que pagariam um preço maior para incentivar a geração de energia de fontes renováveis, com 46% dos entrevistados, ante 39% da pesquisa de 2020. Isso mostra claramente um aumento na preocupação com o meio ambiente", destacou.
Pandemia faz conta pesar ainda mais
O estudo também revelou que, com a pandemia, a conta de luz passou a pesar mais no orçamento familiar de 79% dos entrevistados, em função do maior tempo passado em casa e da redução da renda familiar; 74% afirmaram que tem economizado energia elétrica para reduzir o valor da conta.
Os dados foram apurados em maio deste ano com entrevistas realizadas com 2.081 pessoas de todo o País, com 16 anos ou mais, distribuídas em 130 municípios, sendo 53% de mulheres e 47% de homens. Essa é a oitava edição do estudo, que tem o objetivo de conhecer a opinião dos brasileiros sobre o setor elétrico brasileiro e traçar perspectivas futuras.
Leia mais notícias sobre energia solar.

Adonis Teixeira
Jornalista formado pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, com experiência de mais de 12 anos em comunicação. Acompanha o setor elétrico brasileiro há 5 anos, atuando no monitoramento de dados e informações do setor.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

