Conta de luz volta a subir e acumula alta de 28% nos últimos doze meses
Tarifa de energia elétrica residencial segue acima da inflação, que chegou a 10,54% em fevereiro


A energia elétrica registrou alta de 0,15% em fevereiro, após recuo de 1,07% em janeiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado integra o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro, divulgado nesta sexta-feira (11/02).
Nos últimos doze meses, o item acumula alta de 28,12%. Desde setembro, está em vigor a bandeira Escassez Hídrica, que acrescenta R$ 14,20 na conta de luz a cada 100 kWh consumidos. A cobrança extra segue pelo menos até abril.
Todos os grupos de produtos e serviços têm alta
O IPCA de fevereiro registrou alta de 1,01%, a maior variação para o período desde 2015. O índice acumula alta anual de 10,54%. Conforme o IBGE, todos os grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta no mês.
O maior impacto (0,31 ponto percentual) e a maior variação (5,61%) vieram de Educação. Na sequência, Alimentação e bebidas (1,28%), que acelerou em relação a janeiro (1,11%) e contribuiu com 0,27 ponto percentual. Os dois grupos representaram cerca de 57% do IPCA de fevereiro.
Transportes (0,46%), cuja variação havia sido negativa em janeiro (-0,11%), e Habitação (0,54%) também se destacaram. Os demais grupos ficaram entre 0,29% (Comunicação) e a segunda maior variação do mês, de 1,76% (Artigos de residência).
“Em fevereiro, são incorporados no IPCA os reajustes habitualmente praticados no início do ano letivo. Com isso, esse foi o grupo que teve o maior impacto no mês, contribuindo com 0,31 ponto percentual", detalhou o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.
"O outro grupo que pesou bastante no mês foi o de Alimentação e bebidas, que acelerou para 1,28% e contribuiu com 0,27 ponto percentual. Juntos, os dois grupos representaram cerca de 57% do IPCA de fevereiro”, assinalou Kislanov.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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