CCEE anuncia entrada para o Pacto Global da ONU
A associação poderá emitir o certificado de energia renovável, documento que atestará quesitos de sustentabilidade do produto para os investidores


A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) passou a fazer parte do Pacto Global da ONU no Brasil, que promove ações nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Com isso, a associação poderá conceder o certificado de energia renovável, tendo com acesso a todos os registros de Contratos de Compra e Venda de energia no Brasil.
A iniciativa trará apoio estratégico para as empresas do setor elétrico brasileiro que tenham interesse no primeiro leilão internacional de hidrogênio renovável, realizado pela alemã H2Global ainda neste ano. As propostas foram enviadas em fevereiro e serão analisadas pela organizadora do certame.
“Nossa entrada para esse seleto time de empresas e organizações do Pacto Global reforça nosso compromisso com ações para o enfrentamento de desafios da sociedade. Para além das ações voltadas para energia renovável, com o empenho da CCEE em atuar como certificadora de energia para o mercado, a chegada da organização ao Pacto Global da ONU também levou em consideração nossos projetos de Diversidade & Inclusão e Equidade de Gênero”, comentou o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri.
Em 2021, a Câmara criou o programa “Mulheres em Foco” para equiparar o percentual de mulheres do quadro de funcionários e para tratar questões dessas duas áreas de forma mais estruturada na agenda corporativa.
Além disso, a CCEE também colocou em prática a licença parental, que proporciona equivalência às licenças maternidade e paternidade, agora chamadas de 1º e 2º cuidadores, abrangendo todos os casais da CCEE, independentemente da configuração familiar.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

