360 Solar discutirá mercado de geração centralizada do Brasil
Especialistas debaterão os desafios e oportunidades do segmento durante o evento, realizado em 6 e 7 de novembro em Florianópolis (SC)


A 5ª edição do 360 Solar será realizada em Florianópolis (SC) em 06 e 07 de novembro. O evento reúne especialistas e players do setor de energia solar para debater tendências de mercado e apresentar produtos e serviços durante o congresso e a feira.
Nesse ano, um dos principais temas é a geração centralizada. A mesa discutirá como empresas podem oferecer soluções para diferentes tipos de demanda no segmento. Serão abordadas estratégias para fortalecer operações críticas, elevar o padrão de qualidade dos serviços e responder às exigência de um mercado em constante transformação.
O painel será moderado pelo head de ferramentas analíticas da PSR, Ricardo Perez, e contará com presença dos palestrantes:
- Rafael Rodrigues de Souza (Brametal)
- Luis Guilherme Castro (Casa dos Ventos)
- Maria Luiza (WEG)
- Filipe Godoy (Kroma Energia)
Desafios e oportunidades
Em entrevista ao Portal Solar, o gerente de engenharia de desenvolvimento solar da Casa dos Ventos, Luis Guilherme Castro, falou sobre os principais desafios e oportunidades do segmento de geração centralizada no Brasil.
Atualmente, quais são os principais desafios para o desenvolvimento de projetos de geração centralizada no Brasil?
Os principais desafios são a limitação de acesso dos geradores de energia ao sistema, que enfrenta sobrecarga em diversos pontos, o que tem provocado necessidade de cortes para manter o equilíbrio entre geração e consumo. Isso dificulta o planejamento e novos investimentos, o que compromete a viabilidade de novos projetos.
A demanda de projetos tem se concentrado no ambiente de contratação livre? Qual o atual cenário e quais as perspectivas de mercado?
Observamos uma demanda intensa vinculada à contratação livre, pelo interesse de otimização de custos. As perspectivas são de crescimento, com a abertura do mercado ampliando o acesso a novos consumidores e fortalecendo o desenvolvimento do setor. Os poderes público e privado precisam se planejar frente aos impactos.
Na sua visão, qual a importância de eventos como o 360 Solar para o mercado de energia solar brasileiro? Quais são as suas expectativas?
Eventos como esse são importantes, pois permitem networking e compartilhamento de experiências que ajudam a encontrar soluções mais eficientes para os desafios do setor. O 360 Solar, com seu foco técnico, contribui para alinhar soluções às demandas do mercado. A expectativa é gerar boas conexões e colaborações para o desenvolvimento do mercado.
360 Solar
O 360 Solar será realizado no Centro de Convenções de Florianópolis (Centrosul) em 6 e 7 de novembro. Mais informações sobre a programação e ingressos para o evento podem ser encontradas no site: https://360solar.com.br/

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

