Glossário de Energia Solar Fotovoltaica
Veja um glossário com os principais termos relacionados a Energia Solar Fotovoltaica.
Por ser o setor de energia mais novo no Brasil, é comum, mesmo para os profissionais do setor, desconhecer alguns dos termos usados. Por isso, o Portal Solar, preparou um Glossário de termos do Setor de Energia Solar Fotovoltaica.
A
ABSOLAR
Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica: congrega empresas de toda a cadeia produtiva do setor fotovoltaico (FV) com operações no Brasil.
ABGD
Associação Brasileira de Geração Distribuida – Reune empresas com atuação direta ou indireta na geração distribuída oriunda de fontes renováveis.
ANEEL
Agência Nacional de Energia Elétrica, autarquia que tem como finalidade regular e fiscalizar a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica
B
Bateria Solar
Bateria especialmente desenvolvida para armazenar cargas de energia solar e assim possibilitando o uso da energia solar mesmo durante a noite,
C
Célula de energia solar
Uma célula solar (ou célula fotovoltaica) é um dispositivo que converte energia solar em energia elétrica. Conversor de energia solar: Também conhecido como inversor solar, o conversor é responsável por inverter a energia gerada pelos painéis solares de corrente elétrica contínua (CC) para corrente alternada (CA).
Consumidor cativo
Consumidor de energia elétrica autorizado a comprar energia somente da concessionária que atua na rede a qual está conectado. (Todo mundo que mora em uma casa ou apartamento é um consumidor cativo)
Consumidor livre
Consumidor legalmente autorizado a escolher seu fornecedor de energia, ou seja, é aquele que, atendido em qualquer tensão, tenha exercido a opção de compra de energia elétrica no mercado livre de energia. Na sua maioria apenas grandes consumidores de energia se enquadram nesta categoria. (conforme as condições previstas nos arts. 15 e 16 da Lei nº 9.074, de 7 de julho de 1995: Decreto n. 5.163, de 30 julho de 2004 (Diário Oficial, de 30 jul. 2004, seção 1, p.1)
Consumidor de baixa renda
Consumidor residencial atendido por circuito monofásico. A definição consta da Lei 10.438 (2002)
Consumidor do grupo A
Conjunto de unidades consumidoras caracterizado principalmente pela estruturação tarifária binômia.
Consumidor do subgrupo A1
Conjunto de unidades consumidoras com fornecimento de energia em tensão igual ou superior a 230 kV.
Consumidor do subgrupo A2
Conjunto de unidades consumidoras com fornecimento de energia em tensão de 88 a 138 kV.
Consumidor do subgrupo A3
Conjunto de unidades consumidoras com fornecimento de energia em tensão de 69 kv.
Consumidor do subgrupo A3a
Conjunto de unidades consumidoras com fornecimento de energia em tensão de 30 a 44 kv.
Consumidor do subgrupo A4
Conjunto de unidades consumidoras com fornecimento de energia em tensão de 2,3 a 25 kv.
Consumidor do grupo B
Unidade consumidora com fornecimento em tensão inferior a 2,3 kv ou atendida em tensão superior à mencionada e caracterizada pela estruturação tarifária monômia (tarifa única de energia em R$/kwh).
Consumidor do subgrupo B1
Unidade consumidora residencial e unidade consumidora residencial caracterizada como baixa renda.
Consumidor do subgrupo B2
Unidade consumidora rural, unidade consumidora caracterizada como cooperativa de eletrificação rural e como serviço público de irrigação.
Consumidor do subgrupo B3
Unidades consumidoras das demais classes.
Consumidor do subgrupo B4
Unidade consumidora caracterizada como iluminação pública.
Consumidores do subgrupo AS
Conjunto de unidades consumidores com fornecimento de energia em tensão inferior a 2,3 kv, atendido a partir de sistema subterrâneo de distribuição e faturado neste grupo em caráter opcional.
Consumidor especial
Consumidor responsável por unidade consumidora ou conjunto de unidades consumidoras do Grupo "A", integrante (s) do mesmo submercado no SIN: Sistema Interligado Nacional, reunidas por comunhão de interesses de fato ou de direito, cuja carga seja maior ou igual a 500 kW. Resolução Normativa ANEEL n. 247, de 21 de dezembro de 2006 (Diário Oficial, de 26 dez. 2006, seção 1, p. 271)
Consumidor potencialmente livre
É aquele que, atendido em qualquer tensão, não tenha exercido a opção de compra, a despeito de cumprir as condições previstas nos artigos 15 e 16 da Lei nº 9.074, de 7 de julho de 1995. Decreto n. 5.163, de 30 de julho de 2004 (Diário Oficial, de 30 jul. 2004, seção 1, p. 1)
E
Energia Solar
Energia solar é a energia proveniente da luz e do calor do Sol que é aproveitada e utilizada por meio de diferentes tecnologias, principalmente como o aquecimento solar, energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica e arquitetura solar. A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e sustentável.
Energia Alternativa
Energia alternativa é qualquer fonte de energia que é uma alternativa ao uso do combustível fóssil. A energia alternativa é a energia derivada de fontes sem as consequências indesejáveis inerentes à utilização de combustíveis fósseis, particularmente as emissões de dióxido de carbono (gás com efeito estufa - um fator importante no aquecimento global)
F
Fotovoltaico
Efeito de conversão da luz em eletricidade usando materiais semicondutores que exibem o efeito fotovoltaico, um fenômeno estudado em física , fotoquímica e eletroquímica. Um sistema fotovoltaico típico emprega painéis solares , compreendendo cada um um certo número de células solares fotovoltaicas , que geram energia eléctrica.
G
Geração centralizada
Geração centralizada é o modelo tradicional de produção de energia elétrica, no qual grandes usinas geradoras, como hidrelétricas, termelétricas, usinas nucleares ou parques eólicos de grande porte, produzem energia em locais distantes dos centros de consumo. A eletricidade gerada é transmitida por longas distâncias através de linhas de transmissão de alta tensão até as subestações e, posteriormente, distribuída aos consumidores finais.
Geração distribuída
Geração distribuída se refere à produção de energia elétrica próxima ao ponto de consumo, em vez de centralizada em grandes usinas de geração. Em um sistema de geração distribuída, a eletricidade pode ser gerada por várias pequenas fontes, como painéis solares fotovoltaicos, pequenas turbinas eólicas, geradores a biomassa, microturbinas a gás natural, entre outros.
Gerador de energia solar
É um sistema que capta a luz do sol e converte em energia elétrica para ser usada em residências, eventos ou empresas.
GRID-TIE
Termo oriundo da língua inglesa. Significa conectado à rede elétrica da distribuidora. Utilizado comumente para se referir a um sistema fotovoltaico conectado à rede ou um tipo de inversor solar que é específico para conexão com a rede da distribuidora.
I
Inversor solar
Item essencial do kit de energia solar, com função de converter a energia elétrica gerada pelos painéis de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), possibilitando o uso da energia elétrica gerada pela energia solar fotovoltaica.
Além disso, ele garante a segurança do sistema e medir a energia produzida pelos painéis solares.
K
Kit de energia solar
Um kit de energia solar é uma composição de painéis solares e outros equipamentos que juntos vão gerar energia solar para alimentar a sua empresa, residência, sistema de bombeamento e qualquer outra coisa que utilize energia elétrica.
Lei 14.300
Legislação federal (Lei 14.300 de 6 de janeiro de 2022) que instituiu o Marco Legal da Geração Distribuída foi instituído no Brasil. Estabeleceu o regramento da micro e minigeração distribuída de energia, modalidade que permite que consumidores produzam a própria eletricidade e obtenham economia na conta de luz por meio de um sistema de compensação de créditos com a concessionária de distribuição.
Módulo Fotovoltaico
Módulo fotovoltaico é o termo técnico e correto do nosso conhecido Painel Solar Fotovovoltaico ou Placa Solar.
P
Painel Solar
Painel solar refere-se a um painel concebido para absorver os raios solares como fonte de energia para a geração de electricidade ou aquecimento.
Painel Fotovoltaico
Um painel fotovoltaico é um paine, tipicamente composto por 6 × 10 células fotovoltaicas, utilizado para produzir energia elétrica com a luz solar. Painéis fotovoltaicos constituem são parte do sistema fotovoltaico , que gera e fornece energia solar em aplicações comerciais e residenciais.
R
RN482/12
Resolução normativa da ANEEL que dispunha sobre as normas de conexão à rede de geradores de energia renovável (Energia Solar Fotovoltaica, Energia Eólica, Energia de Biomassa e outros). A resolução basicamente criou as regras para você conectar o seu gerador de energia na rede da distribuidora e se beneficiar do sistema de compensação de energia. Foi revogada após a aprovação da Lei 14.300, que estabeleceu o Marco Legal da Geração Distribuída.
S
Sistema de compensação de energia
Regulamento em 2012 pela ANEEL, permite que toda a energia que você gere em excesso em sua casa ou empresa seja enviado para a rede de energia da distribuidora. Essa energia injetada na rede é contabilizada e fica como um crédito para que você utilize durante a noite ou em meses que você não produza energia.
Sistema Fotovoltaico
Um sistema fotovoltaico é um gerador de energia projetado para fornecer energia solar utilizável por meio de células fotovoltaicas. Ele consiste de um arranjo de vários componentes, incluindo painéis fotovoltaicos para absorver e converter a luz solar em eletricidade, um inversor solar para mudar a corrente elétrica de CC para CA, bem como a montagem, cabos e outros acessórios elétricos para configurar um sistema completo.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?