PUBLICIDADE

Franquia de Energia Solar – O que você precisa saber

Tudo o que você precisa saber sobre franquias de energia solar. Veja as vantagens, investimento, retorno e muito mais. Clique aqui.

Franquia de Energia Solar Van

Porque abrir uma franquia de energia solar fotovoltaica é uma boa idéia?

energia fotovoltaica é a fonte de energia que mais cresce no mundo, sendo a fonte de energia que mais foi instalada nos últimos 6 anos e continua o seu crescimento acelerado. Entenda o mercado de energia no Brasil e você entenderá porque a franquia de energia solar pode ser um excelente negócio:

a) A conta de luz

como tudo neste país, continuam subindo. O governo pode até reduzir a conta em uma manobra política mas depois ela volta a subir. Em média, nos últimos 15 anos a conta de luz aumentou de 11 a 13% ao ano.

b) O Brasil já instalou praticamente tudo que podia de energia hídrica

e a energia eólica só compensa em áreas remotas. O que sobrou? A energia solar fotovoltaica!

c) A energia solar pode e deve ser instalada no ponto de consumo

no telhado da casa ou da empresa. Isso faz dela a fonte de energia mais versátil e eficiente pois ela pode ser distribuída por milhões de telhados. Permitindo que as pessoas gerem a sua própria energia e conquistando independência energética.

d) O retorno do investimento fica melhor a cada ano

A cada ano que passa a conta de luz fica mais cara e com isso o retorno do investimento em um sistema de energia solar fotovoltaica é reduzido. Até 2020, 75% das contas de luz residenciais atingirão um patamar onde o payback do sistema fotovoltaico vai ser de 4 anos.

e) Um mercado gigantesco com muito espaço para crescer

O mercado de energia solar no Brasil esta estimado em mais de R$ 500 Bilhões até 2050.


Por onde começar para abrir uma franquia de energia solar

Curso de Franquia de Energia Solar FotovoltaicaA primeira etapa é fazer um curso de energia solar. Faça primeiro um curso mais geral com uma empresa/instituição que conheça o mercado e depois parta para os cursos técnicos. Aprenda o máximo sobre energia solar, quanto mais você souber, melhor capacitado você vai ficar para tocar a sua franquia de energia solar. Vasculhe todas as páginas do Portal Solar, hoje somos o maior e mais importante centro de informações sobre energia solar no Brasil.

Visite a nossa página de cursos de energia solar. Lá você vai encontrar a maior e mais completa lista de cursos.

Prós e contras de investir em uma franquia de energia solar:

Com o mercado de energia solar em franca expansão e diversas oportunidades de negócio no setor os empreendedores ficam na dúvida se devem montar a sua própria empresa ou adquirir uma franquia de energia solar. Veja as diferenças entre uma franquia e o seu negócio próprio:

A Gestão:
Franquia: O Franqueador deve fornecer todo o suporte
Negócio próprio: Você gerencia tudo

Marca:
Franquia: A marca já é relativamente conhecida
Negócio próprio: A marca é nova no mercado e precisa ser trabalhada

Região Geográfica de Atuação
Franquia: Você esta limitado a atender a região que o franqueador lhe permitir
Negócio Próprio: Você atende a qualquer região de mercado. Você decide

Plano de Negócios
Franquia: Já deve vir pronto e o franqueador tem todo interesse em te ajudar
Negócio próprio: Você tem que pesquisar e montar o seu próprio plano

Investimento em Marketing
Franquia: Baixo investimento
Negócio Próprio: Alto investimento

Criatividade e Autonomia
Franquia: Limitada
Negócio Próprio: Liberdade e autonomia plena

Preço de Venda:
Franquia: Franqueador calcula e sugere os preços
Negócio Próprio: Você calcula de acordo com os seus custos e sua margem de lucro

Produtos vendidos:
Franquia: O Franqueador decide
Negócio Próprio: Você escolhe a marcas e modelo do painel fotovoltaicoinversor etc.

Processo de Venda
Franquia: Já foi criado e comprovado, cliente se sente seguro comprando de grandes empresas
Negócio próprio: Você precisa desenvolver o CRM e seu processo de venda.

Estoque
Franquia: Necessidade de estoque mínimo
Negócio próprio: Depende do seu modelo: Caso compre kits de energia solar de distribuidores você precisa de estoque mínimo. Caso você decida importar o seu container de painéis solares e outros equipamentos você precisa de um grande estoque e muito capital de giro.

 


Investimento
Franquia: baixo investimento
Negócio próprio: alto investimento

Risco
Franquia: Risco menor
Negócio próprio: Risco maior

 

O que é melhor uma franquia de energia solar ou o seu próprio negócio?

Não existe melhor ou pior, a resposta desta pergunta depende do seu perfil de investidor e da quantidade de capital que você tem para investir. Em uma franquia de energia solar você terá tudo “pronto e mastigado”. No seu próprio negócio você tem que criar tudo. Na franquia você deve seguir um padrão já desenvolvido e comprovado, no seu négocio você cria o seu padrão. Enfim descubra o seu perfil e você descobrirá qual é a melhor opção para você.

 

O que você precisa saber antes de abrir uma franquia de energia solar:

Franquia de energia solar o que você precisa sabera) Comprar uma franquia de energia solar para outra pessoa da sua família administrar.

Isso pode ser um grande erro, certifique-se que a pessoa que você quer que administre a franquia tenha condições de administrá-la. Pergunte para o franqueador qual é o perfil da pessoa que deve administrar o negócio e veja se o seu familiar tem este perfil.

b) Analise muito bem o COF (circular de oferta de franquia)

Toda franquia de energia solar tem que ter uma Circular de Oferta de Franquia. Este documento é fornecido pelo franqueador e possui todas as condições de uso e operação da franquia. Peça para um advogado te ajudar a analisar este documento. Tenha certeza de tudo o que está descrito no documento. Na dúvida questione e peça explicações.


 

c) Converse com algum franqueado que tenha adquirido uma franquia de energia solar.

É imprescindível que você saiba os pontos positivos e negativos de operar uma franquia.

d) Verifique se a Franquia de Energia Solar faz parte da ABF

Se o franqueador faz parte da ABF - Associação Brasileira de Franchising, significa que a empresa forneceu documentos que comprovam que ela pratica o franchising de acordo com a legislação.

f) Avalie muito bem os números fornecidos pela franqueadora

Verifique o plano de negócio da franquia de energia solar, solicite o auxílio de um contador para verificar se tudo esta correto. Observe se o faturamento médio que você deve ter é realístico e em quanto tempo o seu investimento vai se pagar (tradicionalmente franquias se pagam entre 3 e 5 anos)

g) Participe de mais de um processo seletivo para ser franqueado

É importante ver o que as outras empresas estão oferecendo, somente assim você poderá decidir qual franquia de energia solar é mais adequada para você.

h) Verifique os custos fiscais e trabalhistas

Leve em consideração todas as taxas e encargos envolvidos. Evite multas e penalidades que podem acabar com o seu negócio.

i) Certifique-se de que você possui capital suficiente

Assegure-se de que você possui dinheiro suficiente para arcar com todo os custos da franquia e da operação de seu negócio. É preciso arcar com taxas de franquia, royalties, equipamento, dentre outros. Se necessário, informe-se sobre linhas de crédito especiais para franquias

 


Os primeiros passos após adquirir a sua franquia de energia solar

Passo1:

Venda para os seus amigos e vizinhos! Não existem forma melhor de começar o seu negócio do que instalando um sistema de energia solar na sua própria casa ou na casa de um amigo ou familiar. Desta forma você aprende na prática e cria confiança. Agora parta para a sua vizinhança para treinar as suas habilidades de venda!

Passo2:

Assim que você adquirir experiência, cadastre-se no Mapa de Empresas de Energia Solar do Portal Solar e seja encontrado por seus futuros clientes. Você sabia que o mapa de empresas do Portal Solar é o maior e mais utilizado do Brasil? Milhares de pessoas usam o mapa de empresas do Portal para encontrar os seus fornecedores. Cadastre a sua empresa de energia solar e não perca clientes.

Financiamento Para Energia Solar BV   Simulador Solar - Simulador de Preços de Energia Solar   Orçamento Energia Solar - Empresas de Energia Solar