Energia Solar Fotovoltaica em 2018
O cenário da energia solar fotovoltaica em 2018 contou com grande desenvolvimento da tecnologia, bem como a diminuição dos custos de instalação da fonte de energia alternativa. Pensando nisso, ao implementar um sistema fotovoltaico em seu imóvel, é possível contar com a redução de até 95% do valor da conta de luz, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, uma vez que a energia solar trata-se de uma fonte alternativa limpa e renovável.
Portanto, a seguir falaremos sobre a energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo, a matriz elétrica nacional e internacional, os maiores mercados de energia solar, potência instalada acumulada e o consumo da energia solar fotovoltaica em 2018. Vamos conferir?
Energia Solar no Mundo em 2018
No mundo, o panorama da energia solar no ano de 2018 já se estabelecia de modo promissor, uma vez que o interesse por parte de investidores no setor energético aumentava cada vez mais sobre as fontes de energia renováveis, atingindo 2.351 GW de capacidade instalada mundialmente.
Matriz elétrica mundial
Considerando o avanço na utilização de fontes renováveis, a matriz elétrica mundial contou com um crescimento de 24% da energia solar, com mais 94 GW de capacidade instalada. Enquanto isso, foram instalados 64 GW na Ásia, 8,4 GW nos EUA, 3,8 GW na Austrália e 3,6 GW na Alemanha, além de outros países com ampla expansão do segmento como Brasil, Egito, México, Turquia, Paquistão e Holanda.
Os maiores mercados de energia solar de 2018
Em primeiro lugar, a China segue dominando o setor de energia solar, sendo a maior fabricante de painéis solares do mundo e possuindo a maior capacidade solar instalada globalmente. Sendo assim, o país impulsiona a expansão da energia solar em todo o mundo e investe em políticas governamentais de incentivo para a utilização da fonte de energia renovável, tornando-se líder no segmento.
Logo após, países como Japão, Alemanha e EUA seguem na disputa pelo aumento das instalações fotovoltaicas e seu desenvolvimento. O Japão, por exemplo, é o segundo país com maior capacidade instalada, sendo incentivado pelo desastre nuclear em Fukushima que levou o governo a buscar soluções em fontes de energia alternativa, como a energia fotovoltaica.
Enquanto isso, a Alemanha dispõe da maior capacidade instalada por pessoa, atingindo até 500 W para cada habitante. Desta forma, o país tem como objetivo transformar toda energia nuclear em energia renovável, embora o nível de irradiação solar da região seja baixo. No entanto, nos EUA a energia solar segue desenvolvendo-se e alcançando mais de 10% da geração de eletricidade no país.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Energia Solar no Brasil em 2018
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o setor de energia fotovoltaica atingiu a marca de 3 mil megawatts no ano de 2018, contabilizando um total de R$ 5,2 bilhões de novos investimentos privados, ou seja, a instalação de mais de 1 mil megawatts favoreceu adicionais aos sistemas de pequeno, médio e grande porte do segmento. Portanto, no Brasil, o crescimento anual da tecnologia possibilitou o avanço do mercado em até 88,3% no ano de 2018.
Matriz elétrica brasileira
Em 2018, a matriz elétrica brasileira estava representada por 9% de biomassa, 8% de energia eólica, 8% de gás natural, 4% de diesel e energia importada, 2% de carvão, 2% de óleo, 1% de energia nuclear e 1% de energia solar. Sendo assim, o país adicionou 1,2 GW de potência instalada em 2018, totalizando 2,4 GW de capacidade acumulada.
Potência Instalada acumulada
Com o crescimento da utilização da energia solar fotovoltaica em 2018, a potência instalada no país foi acumulada em 2,4 GW, número fundamental para o desenvolvimento dos incentivos à distribuição de energia solar como geração de eletricidade. Além disso, o Brasil atingiu a marca de 500 MW de potência instalada em sistemas de micro e minigeração solar fotovoltaica, considerado um aumento expressivo da utilização em poucos anos.
Consumo da energia solar
O consumo de energia solar no Brasil em 2018 foi fundamental para o crescimento da tecnologia, pois foram realizadas, aproximadamente, 32 mil novas conexões de mini e microgeradores de energia solar à rede de distribuição. Ainda assim, o consumo alcançou a marca de R$ 4 bilhões de investimento, movimentando o mercado de energia solar distribuída nesse período.
Histórico de preços
Por conta das altas tarifas das distribuidoras de energia convencional, a venda e instalação de sistemas fotovoltaicos cresceram amplamente, contribuindo para que o valor dos projetos diminuíssem de forma significativa a partir de 2018. Além disso, o preço dos equipamentos foi reduzido em 30% devido ao aumento da concorrência no mercado energético, bem como a diminuição de 40% no serviço de implementação dos sistemas no Brasil.
Conheça o Portal Solar
Navegue pelo Portal Solar, o 1° e Maior Portal de Energia Solar do Brasil, te ajudamos a encontrar as melhores ofertas de energia solar fotovoltaica em sua região. Além disso, acesse o nosso Mapa de Empresas e encontre um fornecedor pertinho de você. Não perca tempo, solicite um orçamento grátis! Para facilitar o cálculo e ter mais precisão no valor do seu projeto, é possível acessar o Simulador Solar de forma gratuita. Portanto, faça já a simulação e comece a produzir energia solar em sua residência, comércio ou indústria.