As maiores usinas de energia solar do mundo e do Brasil
Você sabe onde fica a maior usina de energia solar do mundo?
Com a grande disponibilidade de luz do sol em todo o planeta e o alto potencial dos painéis solares, hoje milhares dessas construções já podem ser encontradas em todo o mundo.
Em diversos países, mais desses empreendimentos surgem a cada ano e com capacidades de produção cada vez maiores, levando a uma mudança frequente na classificação de quais são os maiores projetos.
Portanto, neste post, vamos mostrar quais são as maiores usinas solares do mundo da atualidade, onde elas se localizam e qual a sua capacidade.
Além disso, também vamos mostrar quais as maiores usinas de energia solar do Brasil. Continue lendo a matéria para ficar por dentro desse tema.
Tipos de usinas solares
Em primeiro lugar, é preciso conhecer quais os tipos de usinas solares que existem no mundo, que estão relacionados aos tipos de tecnologias utilizadas para aproveitamento da energia solar.
As usinas solares podem ser do tipo fotovoltaica e termossolar, saiba mais sobre cada uma abaixo:
Usinas fotovoltaicas
A energia solar fotovoltaica é a conversão direta da luz do sol em energia elétrica por meio de módulos fotovoltaicos (as populares placas solares).
Cada placa solar é composta por um determinado número de células fotovoltaicas, unidade básica de geração da tecnologia, que entregam uma potência baixa, variando de 300 a 600 Watts por módulo.
Dessa forma, em usinas fotovoltaicas são utilizados milhares de módulos para gerar uma grande quantidade de energia, os quais podem ocupar vários hectares de terra.
Em seguida, a energia das placas é enviada aos aparelhos chamados de inversores, que adaptam a corrente elétrica dessa energia para que ela possa ser consumida ao chegar aos centros urbanos.
Por fim, os transformadores aumentam a voltagem da energia para que ela possa ser enviada pelas linhas de transmissão.
Usinas termossolares
Usinas termossolares utilizam os raios solares de forma concentrada para aquecer líquidos, que geram vapor e, depois, energia elétrica. Por isso, a tecnologia também é conhecida como energia solar concentrada ou heliotérmica.
Em usinas termossolares são utilizados grandes espelhos, chamados de helióstatos, que são controlados para captar os raios de luz e focá-los em um determinado ponto, no qual fica depositado o líquido que será aquecido.
O vapor gerado é conduzido por dutos até chegar às turbinas, que, ao serem movimentadas, geram a força mecânica que é posteriormente transformada em energia elétrica pelos geradores.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
As maiores usinas solares do mundo
Devido aos menores custos da tecnologia fotovoltaica e a maior facilidade de instalação de seus projetos, as usinas solares fotovoltaicas são as mais utilizadas em todo o mundo e encabeçam a lista dos maiores projetos instalados no mundo.
Confira as maiores usinas solares fotovoltaicas instaladas no mundo atualmente.
Bhadla Solar Park – 2.245 MW (maior usina solar do mundo)
O complexo Bhadla Solar Park é a maior instalação de energia solar no mundo inteiro e está localizado no distrito de Jodhpur, no estado do Rajastão, na Índia, uma região de temperaturas altas e muita incidência solar.
O projeto foi construído em quatro fases, sendo iniciado em 2015 e finalizado em 2020.
Na fase 1, foram adicionados 65 MW (megawatts), a fase 2 contou com 680 MW.
A fase 3 foi a maior, na qual foram adicionados 1.000 MW, e a fase 4 finalizou o projeto com 500 MW.
No total, o complexo solar utiliza 10 milhões de módulos fotovoltaicos, totalizando uma potência de 2.245 MW – ou 2,245 GW (gigawatts) – e ocupando uma área de mais de 5 mil hectares.
A meta do projeto é ajudar a Índia a ter a fonte solar fotovoltaica como 17% da sua fonte de energia elétrica.
Huanghe Hydropower Golmud Solar Park – 2.200 MW
Essa é a segunda maior usina solar do mundo, foi construída em cinco fases e está localizada na província chinesa de Qinghai. A empresa local Sungrow fornece um sistema de armazenamento de energia de 202,9 MW para a usina.
O projeto possui 2.200 MW de potência instalada e uma linha de energia de 800 kV com quase 1.600 quilômetros de extensão para a transmissão de eletricidade para o leste. A usina também faz parte de um complexo de energia renovável planejado para alcançar 16 GW de potência, incluindo turbinas eólicas e uma usina de energia solar concentrada.
A usina solar iniciou suas atividades em setembro de 2020 com um investimento de 15,04 bilhões de renminbi chineses, valor equivalente a US$ 2,31 bilhões.
Pavagada Solar Park (Shakti Sthala) – 2.050 MW
Também localizada na Índia, na cidade de Pavagada, distrito de Tumakuru, ao sul do país, o Parque Solar Pavagada, também conhecido como Shakti Sthala, é o terceiro maior complexo solar do mundo.
Foi construído entre 2017 e 2019, e a expectativa do projeto é neutralizar 578.631 toneladas de emissões de carbono por ano.
São 2.050 MW de capacidade total de operação. O projeto ocupa uma área de 13 mil acres – ou 7 mil campos de futebol. Essa usina também foi construída em fases e está distribuída entre 5 aldeias da região.
Benban Solar Park – 1.650 MW
O complexo solar de Benban está localizado no Egito, no deserto ocidental, a 830 quilômetros ao sul da cidade de Cairo e atualmente é a quarta maior usina solar do mundo. O projeto foi planejado para aproveitar os principais recursos naturais em energia renovável da região e reduzir as emissões de carbono em até dois milhões de toneladas por ano.
A capacidade total do complexo é de 1.650 MW, o que é equivalente a uma produção anual de cerca de 3,8 TWh.
Tengger Desert Solar Park – 1.547 MW
A quinta maior usina solar do mundo localiza-se na China. Ela ocupa 3,2% da região do deserto de Tengger, em Zhongwei. A usina abrange 1.200 km do total de 36.700 km do deserto, o que equivale a mais de 200 vezes a área do Maracanã. A usina possui 1.547 MW de potência.
A usina recebeu o apelido de “Grande Muralha Solar”, em referência à Grande Muralha da China. Até 2018, esse era o parque solar com a maior capacidade de pico de potência.
Noor Abu Dhabi (Sweihan) Solar Power Plant – 1.177 MW
Essa usina começou a ser construída em 2017 nos Emirados Árabes Unidos e entrou em operação em 2019.
Ela foi projetada para fornecer uma potência de 350 MW, porém foi aumentada conforme a oferta de terra adicional, sendo construída em um local com 780 hectares.
A usina entrega 1.177 MW de potência e consegue gerar energia suficiente para abastecer cerca de 195 mil casas. A expectativa é de que a usina consiga neutralizar em torno de 7 milhões de toneladas de carbono por ano.
Datong Solar Power Top Runner Base, China – 1.070 MW
O complexo fotovoltaico Datong está sendo construído na cidade chinesa de Datong, província de Shanxi, e se destaca como uma das maiores usinas solares da China atualmente.
Até 2016, a capacidade operacional da usina era de apenas 1.070 MW, mas a previsão, segundo os desenvolvedores, é de totalizar uma capacidade de 3.000 MW.
O projeto está sendo desenvolvido pelo governo chinês com o apoio de várias empresas privadas, incluindo fabricantes de módulos fotovoltaicos, como a Jinko Solar e Yingli, e até mesmo empresas chinesas ligadas a outras fontes de energia, como a nuclear e hidrelétrica.
Mohammed bin Rashid Al Maktoum Solar Park – 1.013 MW
Outro projeto construído nos Emirados Árabes Unidos, a usina Mohammed bin Rashid Al Maktoum Solar Park possui potência atual de 1.013 MW, mas seu projeto prevê uma instalação final de 5.000 MW.
Além de painéis fotovoltaicos, o complexo solar também irá utilizar a tecnologia termossolar para compor a sua potência final.
Kurnool Ultra Mega Solar Park, Índia – 1.000 MW
A Kurnool Ultra Mega Solar Park foi inaugurada em 2019 na Índia, no distrito de Kurnool, e trata-se de um imenso complexo solar.
A usina utiliza mais de 4 milhões de painéis solares em uma área de mais de 20 mil quilômetros quadrados. Os painéis têm entre 315 e 320 Wp de potência, e a potência total da usina é de 1.000 MW.
O investimento total do complexo foi equivalente a US$ 930 milhões.
Yanchi Solar Park – 1.000 MW
O parque solar Yanchi também é chinês e possui potência de 1.000 MW. O projeto foi concluído em 2016 e também é considerado umas das maiores usinas solares do mundo.
A usina Yanchi tem praticamente o tamanho de Macau, região da China com 28,6 km², e pode ser vista do espaço.
NP Kunta – 978 MW
Também conhecido como Anantapur Ultra Mega Solar Park, o parque solar está localizado na Índia, ocupando uma área de 90 km² no distrito de Nambula Pulakunta, no estado de Andhra Pradesh.
O projeto tem uma potência final estimada de 1.500 MW, dos quais 978 MW estão em operação atualmente.
Longyangxia Dam Solar Park – 850 MW
O Longyangxia Dam Solar Park também é um complexo solar chinês, foi concluído em 2015 e gera muita energia para a região norte da China. O projeto integra-se à usina hidrelétrica de Longyangxia, de 1.280 MW, enquanto o projeto solar tem potência de 850 MW, sendo inaugurado com 320 MW em 2013 e com 530 MW adicionados em 2015.
As duas fontes se completam, enquanto a energia solar auxilia para poupar o uso de água das barragens, a represa hidrelétrica equilibra a produção de energia variável dos painéis solares.
Villanueva Solar Park – 754 MW
A usina Enel Villanueva PV Pant está localizada no sul do México, na cidade de Viesca, e é o maior projeto de energia solar da América do Norte, entregando 754 MW de potência.
A obra foi finalizada em 2018, porém a usina pretende desenvolver ainda mais seu crescimento e níveis de geração de energia, com a meta de chegar a 1.700 Gwh por ano.
Atualmente, a usina possui mais de 2,6 milhões de módulos solares em 2.400 hectares na região semiárida mexicana.
Maiores usinas solares fotovoltaicas no Brasil
Nos últimos anos, o uso da energia fotovoltaica vem crescendo de forma exponencial no Brasil, resultado da queda de preços da tecnologia e do alto potencial da fonte solar no país.
As instalações de usinas solares crescem por todo o país, mas o maior foco de projetos é no Nordeste, que registra os maiores índices de radiação solar.
Confira as maiores usinas solares em operação no Brasil.
1. Parque Solar São Gonçalo – 608 megawatts – São Gonçalo (PI)
Inaugurada em 2020, a maior usina de energia solar do Brasil está localizada na cidade de São Gonçalo do Gurgueia, no Piauí, tendo auxílio de placas solares bifaciais, que captam luz solar em ambos os lados, diferentemente das já utilizadas em sistemas fotovoltaicos residenciais.
A usina de São Gonçalo ajudará na preservação do meio ambiente evitando a emissão de 860 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera, além de produzir um grande volume de energia renovável no Brasil.
2. Usina Sol do Sertão – 475 megawatts – Oliveira dos Brejinhos (BA)
O projeto Sol do Sertão, localizado na cidade de Oliveira dos Brejinhos (BA), possui 475 MW de capacidade operacional e é atualmente a segunda maior usina solar do Brasil.
Mais de um milhão de módulos solares bifaciais foram utilizados na usina, que ocupa uma área de 700 hectares.
Segundo os responsáveis, a energia produzida pela usina em um ano pode abastecer mais de 580 mil residências, além de contribuir para a redução de milhares de toneladas de CO2.
A usina custou por volta de 1,4 bilhão de reais e criou cerca de 1,5 mil empregos diretos para os habitantes do município durante a sua construção.
3. Complexo Solar Pirapora – 321 megawatts – Pirapora (MG)
Localizada em Minas Gerais, a usina solar Pirapora possui mais de um milhão de painéis solares e opera por meio da geração de 321 megawatts de energia renovável e 100% limpa.
Sua área de instalação equivale à extensão de 1.500 estádios de futebol, funcionando desde 2017.
4. Parque Solar Nova Olinda – 292 megawatts – Ribeira do Piauí (PI)
Com potência total de 292 MW, a usina solar de Nova Olinda ocupa uma área de 690 hectares (correspondente a 700 campos de futebol) na região semiárida do Piauí.
O projeto teve um investimento estimado de R$ 300 milhões e utiliza estruturas de rastreamento (seguidor solar) para direcionar as placas na melhor posição para captar a luz do sol e aumentar a sua eficiência.
5. Complexo Solar Ituverava – 196 megawatts – Tabocas do Brejo Velho (BA)
Em quinto lugar, temos o Complexo Solar Ituverava, localizado na cidade Tabocas do Brejo Velho, a 800 km de Salvador, na Bahia.
O projeto, que começou a operar em setembro de 2017, custou R$ 400 milhões e se estende por uma área de 579 hectares.
No total, são 850 mil módulos solares capazes de produzir 500 GWh (gigawatt-hora) por ano, volume de energia que poderia emitir 318 mil toneladas de CO2 se produzido por fontes poluentes.
Conclusão
São incríveis o tamanho e a capacidade das maiores usinas de energia solar do mundo.
Se você gostou do conteúdo, compartilhe esta página e continue acompanhando o blog do Portal Solar para mais conteúdos sobre energia solar.
Acesse o site do Portal Solar e fique por dentro de tudo sobre esse tipo de energia renovável.
Encontre o melhor projeto de energia solar para o seu imóvel fazendo uma simulação grátis agora mesmo!