Portal Solar/Carport solar: como funciona o estacionamento que gera energia solar (guia completo)

Carport solar: como funciona o estacionamento que gera energia solar (guia completo)

A geração de energia solar traz diversos benefícios e está cada vez mais inserida dentro da sociedade, expandindo-se para diversos setores. Entre as inovações proporcionadas por essa tecnologia está o carport solar, um estacionamento capaz de gerar energia fotovoltaica.

solar carport

Essa solução é uma ótima alternativa não só para diversos estabelecimentos, como supermercados e shoppings centers, mas também para consumidores residenciais, sobretudo aqueles que desejam comprar um carro elétrico no futuro.

A seguir, confira as principais características do estacionamento solar, compreendendo como ele funciona, quais são as suas vantagens e o seu preço médio.

Carport solar: o que é?

O termo “carport” vem do francês porte-cochère, originalmente se referindo a um portal coberto na entrada de casas e estabelecimentos por onde os veículos passavam e que servia como um local protegido para o desembarque de seus passageiros.

A partir dos anos 1930, o termo começou a ser utilizado para estacionamentos cobertos e sem paredes laterais. Esse modelo faz com que haja uma melhor ventilação quando comparado a um estacionamento convencional.

O carport solar é um abrigo de veículos que, em sua cobertura, não possui telhas ou outro tipo de telhado convencional, mas, sim, módulos fotovoltaicos que captam energia solar. Assim, ao mesmo tempo que protege os veículos do sol, esse tipo de estacionamento produz eletricidade por meio de painéis solares. 

Esses painéis captam a luz do sol e convertem a energia solar em energia elétrica, a qual pode suprir a demanda instantânea do usuário ou ser inserida na rede elétrica caso a geração ultrapasse o consumo, gerando créditos energéticos que, depois, são utilizados para abater valores na conta de luz.

Os carports aproveitam muito melhor a área que seria destinada a um estacionamento comum ao também servir para gerar energia solar fotovoltaica, que, além de propiciar uma grande economia financeira, reduz as emissões de dióxido de carbono (CO2).

O CO2, ou gás carbônico, é um dos principais poluentes emitidos por automóveis. Com a ajuda dos carports, é possível gerar energia limpa e reduzir o volume de emissões, contribuindo para amenizar o efeito estufa e o aquecimento global.

No Brasil, um modelo de carro popular movido a gasolina emite aproximadamente 2,5 toneladas de CO2 por ano para cerca de 38 quilômetros de deslocamento por dia, totalizando em torno de 5 toneladas desse gás para uma família com dois carros. 

Por sua vez, os dados mostram que um sistema fotovoltaico, como no caso de um carport solar, evita a emissão de cerca de 109 toneladas de CO2 durante os 25 anos de vida útil do painel solar. Ou seja, com um estacionamento solar é possível compensar quase toda a emissão de gases poluentes dos veículos e ainda obter uma economia, ao longo dos 25 anos, equivalente ao valor de vários carros populares.

Nas instalações de carport, são utilizadas estruturas metálicas que servem como suporte para as placas fotovoltaicas, sendo semelhantes aos sistemas fotovoltaicos instalados sobre o solo, porém com maior altura, já que os carports solares devem ser altos o bastante para acomodar os carros.

Essas estruturas de suporte proporcionam uma boa fixação das placas e um bom posicionamento em relação ao sol, otimizando a captação da luz solar.

Veja também=> Garagem solar

Energia solar residencial Portal Solar

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Selecione uma concessionária
Ao prosseguir você está de acordo com os Termos e Condições de Uso do Portal Solar

Como funciona o carport?

O funcionamento de um carport solar ocorre do mesmo modo que um sistema fotovoltaico ligado à rede. 

Em primeiro lugar, as placas fotovoltaicas do estacionamento captam a luz solar e transformam-na em energia elétrica. Essa energia é encaminhada para o inversor solar, que modifica a sua corrente – de corrente contínua para alternada –, tornando-a própria para o consumo. 

No período noturno ou nos dias nublados e chuvosos, a ligação à rede de distribuição permite que o local mantenha a energia elétrica em pleno funcionamento, sendo que a necessidade de uso da rede parcial ou total depende da incidência solar nesses dias.

A energia produzida que não é utilizada, ou seja, excedente, é injetada na rede elétrica local, gerando créditos energéticos para o consumidor. 

Esse processo é o mesmo utilizado pelos sistemas fotovoltaicos on grid. Os créditos são gerados quando o consumo do local é menor que o da energia gerada pelos painéis solares. 

Dessa forma, além de protegerem os veículos contra os efeitos da luz direta, os estacionamentos fotovoltaicos também utilizam essa iluminação para gerar energia, a qual pode ser utilizada para abastecer o local.

Se a tecnologia for aplicada no estacionamento de um supermercado, por exemplo, é possível que a luz captada pelos painéis solares do carport seja direcionada para abastecer a energia elétrica da iluminação e refrigeração do local, o que proporciona uma grande economia para o estabelecimento.

Além da instalação local para atender ao consumo próprio de um único consumidor ou empresa, existem outras formas de produzir energia com o carport solar: pela geração compartilhada, autoconsumo remoto ou geração em condomínios.

Essas foram as três novas modalidades de geração distribuída instituídas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2015, por meio da sua Resolução Normativa 687. 

Na geração compartilhada, duas ou mais empresas ou pessoas se juntam para instalar o sistema fotovoltaico em outro local e gerar a energia que, depois, será convertida em créditos para abater nas contas de luz dos participantes.

No caso de condomínios, pode-se instalar o carport solar como cobertura da área de estacionamento dos veículos e produzir energia para ser compartilhada entre os condôminos que investiram no sistema, além da possibilidade de suprir o consumo de áreas de uso comum.

Já na modalidade de autoconsumo remoto, é possível colocar o carport na garagem de uma casa de praia ou fazenda, por exemplo, e aproveitar os créditos para reduzir a conta de luz na casa principal da cidade. 

As três opções são extremamente viáveis e podem ser instaladas com a ajuda de uma empresa de energia solar especializada.

Exemplos de solar carport

Carport Solar

O solar carport varia conforme a estrutura usada, podendo ser dividido em dois tipos: o carport com pórtico balanço simples e o carport com pórtico balanço duplo. O primeiro conta com cobertura em somente um sentido, destinado a vagas localizadas em frente a entradas ou paredes. 

Já a estrutura de pórtico balanço duplo possui cobertura nas duas direções, ocupando um espaço maior, o que possibilita a fixação de mais placas fotovoltaicas e, portanto, uma geração elétrica maior.

Um modelo interessante do carport solar é o utilizado para duas vagas de carros. Esse modelo conta com 6 metros de comprimento e 5 metros de largura. Em cada vão, que possui duas vagas, podem ser colocados até 15 painéis solares.

Os projetos fotovoltaicos de carport variam de acordo com o local de instalação, sendo escolhido o melhor modelo para supermercados, shoppings centers, locadoras de veículos, hotéis ou até mesmo residências.

Quais são as vantagens da estrutura carport solar?

A estrutura carport solar possui inúmeras vantagens justamente por utilizar a tecnologia fotovoltaica. Com a geração de energia solar, é possível reduzir até 95% da conta de luz, já que toda a energia consumida no local pode ser atendida pelos painéis do estacionamento solar. 

O principal benefício do carport solar é o seu ganho duplo: ao mesmo tempo que protege os veículos contra os danos causados pela exposição ao sol, os seus painéis fotovoltaicos são capazes de captar a luz solar e produzir energia elétrica. 

Os painéis fotovoltaicos instalados nos carports solares podem garantir até três décadas de cobertura e produção de energia, pois a vida útil desses equipamentos é de pelo menos 25 anos, podendo ser prolongada se bem cuidados.

Além disso, eles demandam uma baixa manutenção (no máximo duas vezes ao ano), envolvendo a limpeza das placas e a manutenção mecânica e elétrica dos equipamentos. Isso porque a tecnologia fotovoltaica tem grande resistência, sobretudo quando falamos de um carport, no qual as estruturas de suporte possuem ótima qualidade e diversas certificações. 

O carport solar também é um diferencial que chama a atenção de clientes e investidores. No caso da venda de um estacionamento ou outro tipo de empreendimento que conte com o sistema, os valores podem aumentar consideravelmente quando o carport já está instalado e funcionando adequadamente.

Outra vantagem do carport solar é que ele não exige que haja um espaço adicional para instalar as placas fotovoltaicas. Isso faz com que o investimento seja reduzido e que mais locais possam ser contemplados com a geração de energia solar.

Os estacionamentos solares também promovem a sustentabilidade evitando a emissão de gás carbônico e demais poluentes, contribuindo, assim, para a preservação do meio ambiente.

Preço médio do carport fotovoltaico

Assim como ocorre em qualquer outro projeto fotovoltaico, é difícil estimar o preço médio do carport solar pois não existe uma tabela de valores fixa. O valor depende das características específicas do projeto, como a mão de obra e a quantidade de equipamentos necessários.

Para que o investimento seja ainda mais bem aproveitado, é preciso que o projeto solar do carport seja feito corretamente. Ele deve analisar o consumo médio de energia do local bem como definir a estrutura, com a inclinação e a orientação adequadas para captar o máximo da incidência solar presente no local.

Manutenção do carport solar

A manutenção do carport é muito importante para garantir a longevidade do equipamento, assim como a sua eficiência. Ela também serve para prevenir acidentes elétricos, que, embora não sejam muito comuns, podem ser evitados com a correta manutenção do sistema.

O procedimento da manutenção é feito apenas 2 vezes por ano. Desde que não haja nenhum tipo de imprevisto nesse período, apenas essa quantidade é suficiente para manter os equipamentos em pleno funcionamento.

Uma equipe de manutenção especializada deve ir até o local e fazer a limpeza dos painéis solares e a análise da parte mecânica e da elétrica do sistema. Também é verificada a fiação e o estado geral do equipamento.