PUBLICIDADE

MAIOR USINA SOLAR DO BRASIL ATINGE 85% DE GERAÇÃO

Usina Solar de Tubarão - SC

Tubarão, no Sul catarinense, possui a maior usina solar do Brasil em operação, conforme a companhia responsável pela implantação. Com 19.424 painéis fotovoltáicos, ela tem capacidade de gerar energia solar para cerca de 2,5 mil casas em um ano, o equivalente para atender uma cidade entre 10 mil e 15 mil pessoas. O Estúdio SC deste domingo (14) visitou o local e mostrou o dia em que ela atingiu 85% da capacidade de geração (confira no vídeo do site do G1).

Inaugurada em 9 de agosto, a usina Cidade Azul possui 10 hectares de área, dos quais 4,5 há são ocupados para as células de captação. Ao todo, 19.424 painéis solares são responsáveis por captar a irradiação – que até mesmo em dias nublados acabam gerando energia.

Apesar de parecidos, os painéis usam tecnologias diferentes como monocristalina e policristalina. Duas produzidas no Japão e a terceira na Alemanha. A luz do sol é captada por fotossensores. O sistema é conectado à rede pública para que toda a energia fotovoltaica produzida possa ser utilizada pelos consumidores.

Este é o maior conjunto de aproveitamento da luz do sol ja instalado em todo o território brasileiro. O investimento para a construção da usina solar foi de R$ 30 milhões e faz parte de um projeto de pesquisa que vai servir de modelo pra implatação da enegia solar no país.

“Além da usina, nós temos em oito locais do Brasil, sete tecnologias diferentes sendo avaliadas porque cada uma delas tem uma característica que vai ser mais interessante para um clima mais quente, mais seco, com specto solar mais azul, mais vermelho, então tudo isso está sendo avaliado, para estabelecer qual é a tecnologia mais apropriada em cada região”, explica o coordenador do projeto Ricardo Ruther.

Fonte: Veja a reportagem original no G1
F
oto: tractebel Energia

Envie sua cotação para financiamento de energia solar

Veja também: Energia Renovável no Brasil