PUBLICIDADE

Petrobrás começa a investir em Energia Solar

Petrobrás começa a investir em Energia Solar

A Petrobras e a Total, empresa francesa, assinaram um documento em conjunto com a intenção de investir na construção de usinas eólicas e solares no Brasil. Serão utilizadas as áreas terrestres da Petrobrás no Nordeste e a tecnologia da Total. Os estados no Rio Grande do Norte e Ceará são candidatos a receber empreendimentos eólicos, devido o vento ser forte e abundante.



A parceria, mesmo que limitada para avaliar novos negócios, abre as portas da estatal brasileira para um caminho que está sendo traçado há algum tempo pela indústria do petróleo, que percebe que a era do combustível fóssil (petróleo, gás natural) pode se unir e dar lugar a uma economia de baixo carbono como a energia renovável.



O Banco Mundial anunciou no ano passado que irá deixar de financiar projetos de petróleo e gás para focar em energia renovável, como energia solar e eólica. Essa notícia ajudou a motivar a ação das grandes petroleiras como ExxonMobil, BP, Eni, Repsol, Shell, Statoil, Wintershall e Total. Um dos objetivos desta medida é ajudar a cumprir o Acordo de Paris, que tem como meta diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera.



A colaboração eventual entre as petroleiras no setor renovável tem o objetivo de investir em novos projetos, além de, incentivar a participação conjunta em leilões promovidos pelo Governo Federal para tornar viável novas usinas de geração no Brasil, mesmo que novas aquisições não tenham sido descartadas.

Petrobrás começa a investir em Energia Solar



Profissionais do setor enxergam a atitude da Petrobrás como uma decisão assertiva, pois com isso conseguirá garantir um mercado diversificado para a companhia. A energia renovável é uma fonte que não concorre diretamente com o petróleo e pode ser vendida em lugares nos quais o petróleo não chega. Para o futuro do País, esta ação é bem positiva, investir em energia limpa traz diversos benefícios!



Para o vice-presidente de da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica, é muito bom ver grandes companhias como a Petrobras entrarem no setor de fontes renováveis. Segundo ele, isso mostra que a energia solar é a energia do presente e não mais a energia do futuro, como costumavam dizer. No segmento de energia renovável, a Petrobras possui hoje quatro parques eólicos, que somam 104 megawatts de capacidade instalada. Já a energia solar ainda está na fase de pesquisa e desenvolvimento dentro da Petrobras, com uma planta de 1,1 megawatt no Rio Grande do Norte



De acordo com o comunicado da empresa, a realização do acordo faz parte de uma estratégia para desenvolver negócios de alto valor em energia renovável. O próximo Plano de Negócios da Petrobras (2019-2023) dará mais destaque para investimentos em energias limpas e renováveis do que o atual (2018-2022). Nos dois anos anteriores, no auge da crise da petroleira, os investimentos na área de fontes sustentáveis foram segurados, mas agora pretende voltar à tona.



A energia solar cresceu duas vezes mais que o combustível fóssil no ano passado! Muitas empresas recorrem a fontes alternativas, como a energia solar, para economizar na conta de energia. Saiba mais sobre a fonte solar, baterias de lítio, placa solar e painel solar, continue navegando pelo Portal Solar, em nosso blog você encontra todas as novidades do setor!

Financiamento Para Energia Solar BV   Simulador Solar - Simulador de Preços de Energia Solar   Orçamento Energia Solar - Empresas de Energia Solar