PUBLICIDADE

Estados brasileiros buscam alternativas para atrair investimentos em energia solar

Estados brasileiros buscam alternativas para atrair investimentos em energia solar

A energia solar pode ser a grande aposta para produção de energia elétrica sustentável e limpa de forma mais acessível, podendo substituir a energia comum no Brasil e no mundo! Nos últimos anos, a queda nos preços da energia solar fotovoltaica chamou atenção de muitos Estados, a ponto de buscarem alternativas para atrair investimentos nesta fonte.

Estudos mostram que nos próximos 10 anos, estima-se uma queda de 30% nos preços da energia solar produzida em usinas fotovoltaicas e até o ano de 2050, mais 30% de redução. O custo benefício atraiu os governos estaduais que estão investindo em ações e linhas de crédito para promover a energia solar a mais consumidores. A energia solar responde somente por 0,8% da potência instalada em todo o território brasileiro.

No Brasil a energia solar pode ser utilizada em residências, comércios, empresas, indústrias, escolas, usinas, estádios, postes de iluminação e em diversos prédios públicos. Os Estados que, atualmente, possuem mais investimentos em energia solar fotovoltaica são: Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. O Brasil vive o momento ideal para investir em energia solar.

No final do ano passado, foram instalados no Brasil 20.794 sistemas de energia solar fotovoltaica. Até o final deste ano, o número pode aumentar para mais de 50 mil sistemas instalados, espalhados por diversos Estados. Até o ano de 2020, a previsão é de 174 mil sistemas solares e em 2024, 886 mil, ou seja, um crescimento constante!

Em São Paulo, a Prefeitura criou uma medida que determina o uso da tecnologia da energia solar em novos empreendimentos imobiliários na cidade. Já o governo federal incentiva o uso da energia solar para aquecimento de água. Em pouco tempo, a fonte de energia solar se tornou a alternativa mais viável para substituir as fontes poluentes. O governo criou, até mesmo, um programa de incentivo à geração de energia solar.

Utilizando placas solares, mais de 30 mil empresas e residências brasileiras produzem toda a energia necessária, de forma sustentável, sem prejudicar o meio ambiente e com grande redução na conta de luz. Além disso, qualquer imóvel que possua sistemas solares instalados será mais valorizado no mercado. Por estes e outros benefícios, os Estados e consumidores brasileiros estão buscando reduzir seus gastos através da energia solar fotovoltaica.

A Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica divulgados dados onde o Estado de Minas Gerais lidera o ranking de geração distribuída de energia solar, os sistemas próprios de produção de energia são instalados em casas, edifícios, comércios, áreas rurais e industrias. A capacidade instalada em Minas Gerais é de 37,9 megawatts. O segundo lugar fica para o Rio Grande do Sul, com 26 megawatts. Minas está muito à frente em investimentos na energia solar, se tornando um ótimo exemplo para os outros Estados brasileiros.

Para gerar sua própria energia solar, saiba mais sobre o financiamento para energia solar. Entenda como é possível adquirir sua placa solar, equipamento indispensável para obter essa fonte de energia na sua casa ou escritório. Navegue pelo nosso blog, Portal Solar e veja todas as novidades e informações do setor.

Veja mais:

Financiamento Para Energia Solar BV   Simulador Solar - Simulador de Preços de Energia Solar   Orçamento Energia Solar - Empresas de Energia Solar