PUBLICIDADE

Estação de energia solar é instalada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Estação de energia solar é instalada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

A Câmara Municipal de Porto Alegre inaugurou no Dia Mundial do Meio Ambiente, uma Estação de energia solar fotovoltaica, a maior da cidade e a terceira maior do Estado. A capacidade de gerar energia a partir da luz do sol chega a cerca de 25% da energia consumida no local, o que é equivalente ao consumo de 90 residências, ou 22.225 kWh por mês.

Os equipamentos foram instalados no estacionamento externo do Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo. Parte da cobertura do estacionamento foi trocada por placa solar formando uma usina da fonte sustentável. A estrutura é composta por uma cobertura metálica com painel solar e uma estação conversora. Segundo o presidente da Casa, Valter Nagelstein, a montagem foi rápida e o custo foi de R$ 1 milhão, valor que será pago em cinco anos, pela própria economia gerada pela estação.

A Estação de energia solar fotovoltaica da Câmara Municipal de Porto Alegre possuiu 600 módulos de 330 W, com potência de 198 kWp e estimativa anual de geração de 266.696 kWh. Sua instalação teve início no ano passado.  O atual presidente do Legislativo, vereador Valter Nagelstein, disse que a Central Geradora Fotovoltaica é uma iniciativa de sustentabilidade interna e também é um exemplo de inovação, que serve de modelo para outras entidades públicas e privadas.

De acordo com vereador, existe muitas vantagens do sistema de energia solar fotovoltaico, como por exemplo: não ser poluente, não influenciar no efeito estufa e não precisar de turbinas ou geradores para produção de eletricidade. Além disso, o vereador afirma que está comprovado que o uso da energia solar possibilita uma economia de energia de até 90%, o que indica que a utilização dessa fonte pode ajudar a resolver o crescente problema de escassez de energia vinda de fontes hidrelétricas.

Helio Maltz, responsável do Setor de Obras e Manutenção da Câmara, diz que os 198 kWp de potência do sistema trarão maior captação de energia e diversos benefícios. Segundo ele, esta estrutura, conforme a sua localização, potencializa o funcionamento e proporciona resultados bastante positivos para o andamento da sustentabilidade. O sistema fotovoltaico permite adição de mais painéis solares quando for necessária a ampliação da geração elétrica e requer baixa manutenção.

No ano de 2016, a pequena cidade de Boa Vista das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul, inaugurou no mês de dezembro, a primeira usina de produção de energia elétrica solar do estado e atualmente o mesmo continua evoluindo no setor. A energia solar fotovoltaica é renovável e sustentável. A radiação solar é um fenômeno natural, não poluente e tem a grande vantagem de ser inesgotável, por esse e outros motivos é tão vantajosa.

Quer saber mais sobre energia solar, placa solar, painel solar e bateria de lítio? Navegue pelo Portal Solar e fique por dentro de tudo sobre essa fonte de energia renovável. Encontre o melhor plano de energia solar para sua residência ou empresa e solicite uma cotação agora mesmo e entenda como é possível usufruir deste recurso!

Veja mais

Financiamento Para Energia Solar BV   Simulador Solar - Simulador de Preços de Energia Solar   Orçamento Energia Solar - Empresas de Energia Solar