Estação de energia solar é instalada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre
A Câmara Municipal de Porto Alegre inaugurou no Dia Mundial do Meio Ambiente, uma Estação de energia solar fotovoltaica


A Câmara Municipal de Porto Alegre inaugurou no Dia Mundial do Meio Ambiente, uma Estação de energia solar fotovoltaica, a maior da cidade e a terceira maior do Estado. A capacidade de gerar energia a partir da luz do sol chega a cerca de 25% da energia consumida no local, o que é equivalente ao consumo de 90 residências, ou 22.225 kWh por mês.
Os equipamentos foram instalados no estacionamento externo do Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo. Parte da cobertura do estacionamento foi trocada por placa solar formando uma usina da fonte sustentável. A estrutura é composta por uma cobertura metálica com painel solar e uma estação conversora. Segundo o presidente da Casa, Valter Nagelstein, a montagem foi rápida e o custo foi de R$ 1 milhão, valor que será pago em cinco anos, pela própria economia gerada pela estação.
A Estação de energia solar fotovoltaica da Câmara Municipal de Porto Alegre possuiu 600 módulos de 330 W, com potência de 198 kWp e estimativa anual de geração de 266.696 kWh. Sua instalação teve início no ano passado. O atual presidente do Legislativo, vereador Valter Nagelstein, disse que a Central Geradora Fotovoltaica é uma iniciativa de sustentabilidade interna e também é um exemplo de inovação, que serve de modelo para outras entidades públicas e privadas.
De acordo com vereador, existe muitas vantagens do sistema de energia solar fotovoltaico, como por exemplo: não ser poluente, não influenciar no efeito estufa e não precisar de turbinas ou geradores para produção de eletricidade. Além disso, o vereador afirma que está comprovado que o uso da energia solar possibilita uma economia de energia de até 90%, o que indica que a utilização dessa fonte pode ajudar a resolver o crescente problema de escassez de energia vinda de fontes hidrelétricas.
Helio Maltz, responsável do Setor de Obras e Manutenção da Câmara, diz que os 198 kWp de potência do sistema trarão maior captação de energia e diversos benefícios. Segundo ele, esta estrutura, conforme a sua localização, potencializa o funcionamento e proporciona resultados bastante positivos para o andamento da sustentabilidade. O sistema fotovoltaico permite adição de mais painéis solares quando for necessária a ampliação da geração elétrica e requer baixa manutenção.
No ano de 2016, a pequena cidade de Boa Vista das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul, inaugurou no mês de dezembro, a primeira usina de produção de energia elétrica solar do estado e atualmente o mesmo continua evoluindo no setor. A energia solar fotovoltaica é renovável e sustentável. A radiação solar é um fenômeno natural, não poluente e tem a grande vantagem de ser inesgotável, por esse e outros motivos é tão vantajosa.
Quer saber mais sobre energia solar, placa solar, painel solar e bateria de lítio? Navegue pelo Portal Solar e fique por dentro de tudo sobre essa fonte de energia renovável. Encontre o melhor plano de energia solar para sua residência ou empresa e solicite uma cotação agora mesmo e entenda como é possível usufruir deste recurso!

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Geração de energia solar cresce 11,1% no Brasil em novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.362 MWmed no período, ante 3.926 MWmed no mesmo intervalo de 2024
16/12/20252 min de leitura

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026
Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026
11/12/20254 min de leitura

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade
A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.
11/12/20255 min de leitura

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M
A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.
03/12/20257 min de leitura

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus
Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.
02/12/20256 min de leitura
Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico
Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)
02/12/20253 min de leitura
Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024
28/11/20251 min de leitura

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala
Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.
27/11/20259 min de leitura

