Inaugurada primeira usina de energia solar do Rio Grande do Sul
A pequena cidade de Boa Vista das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul, inaugurou no mês de Dezembro de 2016, a primeira usina de produção de energia elétrica solar do estado


Com pouco mais de 2,1 mil de habitantes, Boa Vista das Missões fica a cerca de 400 km da capital, Porto Alegre, e foi escolhida de modo estratégico. Segundo Pedro Battisti, diretor técnico da Cooperativa de Distribuição e Energia (Creluz), as condições climáticas fizeram toda a diferença para a escolha do local. “Não tem cerração e é mais alto”, disse, em entrevista ao portal de notícias G1.
Ao todo, foram instaladas mais de mil placas solares. Totalizando 257 kWp de potência instalada, a usina solar produzirá energia suficiente para mais de 300 famílias. O gerente de energia alternativa Marco Weirich explicou, em conversa com a imprensa, que a luz solar é absorvida pelas células fotovoltaicas dos painéis e desta forma convertida em eletricidade. “A partir daí esta energia vai para uma subestação conectada a uma rede de média tensão”.
Essa foi a primeira usina de energia elétrica solar criada pela Creluz, que já montou seis centrais hidrelétricas em rios da região. A obra custou aproximadamente R$ 4 milhões, e algo interessante é que a maioria dos equipamentos utilizados foram fabricados no Brasil.
O presidente da Creluz, Elemar Battisti, ressaltou que a usina de energia solar tem menos impacto no meio ambiente quando comparado a uma hidrelétrica. “Sem alagar, sem destruir matas e a natureza, não tem nada mais limpo que energia solar. Então tem um potencial enorme para ser explorado e a gente pensa poder explorar mais adiante, digamos assim, mais energia solar”, disse, em entrevista ao G1.
A usina foi batizada de Boa Vista e entrou em fase de testes no dia 29 de Setembro de 2016, marcando uma data histórica para a geração de energia limpa no Rio Grande do Sul. A estrutura foi construída em tempo recorde: apenas sete meses com o aproveitamento de vários materiais que estão sendo produzidos na nova Fábrica de Artefatos de Cimento inaugurada pela Creluz em abril deste ano no Distrito Industrial de Rodeio Bonito.
Na fase A, foram instalados 1008 painéis para captação da luz solar com 7 inversores, capazes de gerar energia suficiente para suprir todo o consumo interno da Creluz; em 16 agências, outras 6 usinas hidrelétricas, fabrica de postes e a matriz administrativa em Pinhal. Além da sustentabilidade, o projeto se destaca pela viabilidade financeira à medida que usará como abatimento, todo o ICMS gerado pelo Grupo, se enquadrando na lei da micro geração de energia.
“Quando o Governo sancionou a lei da micro geração já estávamos com o projeto pronto e imediatamente iniciamos os trabalhos”, lembrou Battisti, em comunicado oficial à imprensa. “Optamos por investir na produção da energia mais limpa do mundo, embora no Brasil, ainda existam muitas barreiras para a geração solar em grande escala, mas o primeiro passo está dado”.
O presidente encerrou dizendo que no período do verão, quando há diminuição das chuvas e uma defasagem hídrica – visto que os dias são mais longos e ensolarados – acontecerá a compensação através do sistema de energia solar. “Outro aspecto inovador é que a usina será operada a distância através de computadores, tablet ou até mesmo celular e para vigilância possui um circuito de câmeras, não havendo necessidades de operadores no local”.
Quer saber mais sobre energia solar e painéis solares? Acesse o site Portal Solar e fique por dentro de tudo sobre esse tipo de energia renovável. Encontre o melhor plano de energia solar para o seu imóvel fazendo uma cotação agora mesmo!

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

