PUBLICIDADE

Cooperativa de Energia Solar e a geração da própria energia elétrica

Cooperativa de Energia Solar e a geração da própria energia elétrica
As regras para facilitar o acesso de consumidores à geração da própria energia favoreceu o surgimento de cooperativas e aumentou de forma considerável a quantidade de consumidores que passaram a produzir e injetar energia no sistema de distribuição de suas cidades, além de além de aumentar a possibilidade de geração de potência a 3 megawatts (MW) para fonte hídrica e 5 MW paras as demais fontes renováveis.

Afinal, o que é cooperativa de energia solar? essa modalidade reuni vários consumidores para a instalação de um sistema solar fotovoltaico, que é compartilhado entre as partes. Nesse caso, o excedente pode ser passado em forma de crédito para reduzir os gastos com a conta de luz dos cooperados e consorciados em outras unidades distantes da unidade geradora.

Pelo atual momento do Brasil, é interessante buscar alternativas para que possamos economizar, sem agredir ao meio ambiente e obviamente de maneira mais acessível em relação às economias. A popularização dessa fonte de energia limpa e renovável é uma tendência e acredita-se que as cooperativas para geração de energia renovável contribuem para esse crescimento!

 Daniel Vieira, especialista em regulação da Aneel, afirma que com as cooperativas os consumidores passaram a contar com mais uma forma de gerar a própria energia solar fotovoltaica e usufruir dos créditos. Segundo o analista de gerência técnica da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Marco Olívio Morato de Oliveira, a economia nesse modelo de cooperativa de energia solar chega a 30% para a implantação, com sistema de captação de energia solar fotovoltaica.

Cooperativa de Energia Solar e a geração da própria energia elétrica

O especialista explica que para se compor e criar uma cooperativa é necessário reunir um grupo de pessoas ou três empresas e identificar o consumo atual de cada um. Após concluir esta primeira etapa, entre em contato com uma empresa especializada em coorporativas e assim terá uma avaliação para encontrar a melhor e mais viável alternativa econômica para cada caso.

Posteriormente é feita a instalação completa do sistema fotovoltaico, informando a concessionária de energia de sua cidade sobre a divisão da energia gerada entre os consumidores. Depois disso, desfrute da economia e de todos os benefícios gerados pela energia solar fotovoltaica pelos próximos 25 anos no mínimo.

As empresas que realizam a instalação dos sistemas de geração de energia solar fotovoltaica conseguem dimensionar o equipamento de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. Com isso, é possível gerar energia para diversos tipos de local, como: casas, comércios, empresas, apartamentos e áreas comuns. Esses sistemas podem ser instalados até mesmo em localidades externas.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, estima-se que a geração de energia solar fotovoltaica pelo próprio consumidor tende a crescer e deve chegar a 1,2 milhão de unidades consumidoras no Brasil até o ano de 2024. Veja os números e perspectivas de mercado da geração distribuída no Brasil. Continue navegando no site do Portal Solar para saber mais sobre placa solar e bateria solar. Quer encontrar uma empresa para instalar um sistema de energia solar na sua casa ou empresa? solicite um orçamento conosco!

Financiamento Para Energia Solar BV   Simulador Solar - Simulador de Preços de Energia Solar   Orçamento Energia Solar - Empresas de Energia Solar