PUBLICIDADE

COMO FUNCIONA O SISTEMA FOTOVOLTAICO COM BACK-UP DE BATERIAS

Os painéis fotovoltaicos podem ser usados de diversas formas, uma delas cada vez mais requisitada devido constantes faltas de energia é o sistema fotovoltaico conectado na rede elétrica com um back-up de baterias para energia solar.
 
De uma forma simples, ele funciona exatamente como o tradicional sistema fotovoltaico conectado a rede, porém, utiliza um banco de baterias para quando faltar energia.
 
Veja na 1° imagem abaixo como o sistema funciona quando não temos problema de falta de fornecimento de energia por parte da distribuidora e na 2° imagem como funciona o sistema de back-up quando acaba a energia da distribuidora.

COMO FUNCIONA O SISTEMA FOTOVOLTAICO COM BACK-UP DE BATERIAS

 
Passo 1 Os Painéis solares transformam a luz do sol em energia elétrica (CC – Corrente Continua).
 
Passo 2 O controlador de carga controla o carregamento da Bateria.

Passo 3 A bateria armazena a energia produzida pelos painéis solares.

Passo 4 O inversor solar transforma a energia de CC (Corrente Continua) em energia para a sua casa (CA – Corrente Alternada).

Passo 5 A energia passa pelo quadro de luz e alimenta tudo o que estiver plugado na tomada consumindo energia elétrica.

Passo 6 O excesso de energia que você produz durante o dia vai para a rede da distribuidora. Essa energia que você mandou para a rede elétrica da distribuidora vira um crédito de energia que será usado para abater o seu consumo durante a noite ou em algum mês que você consuma mais energia do que produziu com o seu sistema fotovoltaico. (Leia sobre a regulamentação dos créditos de energia solar)
 

Passo 7 Quando você não produz energia suficiente com os seus painéis solares, por exemplo durante um dia muito chuvoso, você utiliza normalmente a energia da distribuidora.
 

Quando temos uma falta de luz em nossa rua, o sistema fotovoltaico com back-up de baterias será isolado automaticamente da rede elétrica e a sua casa terá energia por um determinado número de horas de acordo com o tamanho do seu banco de baterias:

Sistema de Energia Solar Fotovoltaica com Back-Up de Baterias
 
Passo 1 - Painel Solar Painel Solar produz energia com a luz do Sol
 

Passo 2 - Controlador de Carga Controlador de carga carrega a bateria

 

Passo 3 - Bateria A energia produzida pelos painéis solares é armazenada na bateria

 

Passo 4 - Inversor Solar O inversor solar transforma a energia da bateria em 110/220V

 

Passo 5 - Quadro de Luz O quadro de luz distribui a energia para a casa.

 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O SISTEMA FOTOVOLTAICO COM BACK-UP DE BATERIAS

a) Quanto tempo de energia o back-up de baterias aguenta?

Isso varia de acordo com a quantidade de baterias que você tem e quanta energia você vai consumir.  Normalmente faz-se uma ligação específica no quadro de luz para que o banco de baterias alimente somente o que é realmente necessário como, por exemplo, as luzes nos equipamentos mais importantes: a geladeira, o freezer, o modem de internet e um computador.
 

b) Quanto custa o sistema fotovoltaica com back-up de baterias?

Depende do tamanho (potência do sistema) e quantidade de baterias (autonomia). Em média ele custa de 30 a 50% mais do que um sistema fotovoltaico normal variando com a quantidade de baterias que você precisa (veja quanto custa a energia solar). Quanto mais horas de autonomia, por consequência mais baterias, maior será o investimento inicial.
 

c) Todos os inversores de energia solar podem ser usado em um sistema com back-up?

Não precisa ser um Inversor Solar específico para esses sistemas. Ele tem que poder trabalhar tanto conectado na rede quanto isolado da rede elétrica.
 

d) O custo de manutenção é maior que o de um sistema tradicional?

Um pouco maior, variando principalmente de acordo com o tipo de baterias que você usar. Ex: Se você utilizar baterias de carro você vai ter que trocar aquelas baterias a cada 2-3 anos e isso vai encarecer a manutenção. Caso você opte por usar uma bateria melhor, que dure 10 anos, o custo da manutenção não aumenta tando mas o seu investimento inicial será maior pois estará comprando baterias especiais para durarem mais.
 

VANTAGENS E DESVANTAGENS

A principal Vantagem do sistema fotovoltaico com back-up de baterias é que quando acaba a luz na rua você ainda tem por algumas horas a energia na sua casa ou empresa.
 
A desvantagem é o custo, que é maior devido ao uso de baterias.

Veja também: Kit Fotovoltaico