PUBLICIDADE

Austrália terá a mais nova grande bateria de lítio para energia solar

Austrália terá a mais nova grande bateria de lítio para energia solar

O anúncio dado pelas autoridades revelou que o britânico Sanjeev Gupta vai construir na Austrália a maior bateria de lítio para energia solar do planeta, capaz de superar o projeto de Elon Musk, fundador da Tesla, no mesmo Estado.  A bateria de lítio terá capacidade de capacidade de 120 MW/140 MWh e será instalada em Porto Augusta, no norte do Estado pela SIMEC ZEN Energy, controlada pelo grupo CFG Alliance, de Gupta.

O financiamento que Sanjeev Gupta obteve para o projeto da bateria de lítio chegou ao valor de 10 milhões de dólares australianos (6,3 milhões de euros) do governo da Austrália Meridional. O governo quer desenvolver energias renováveis desde quando o Estado sofreu uma privação de eletricidade em 2016 por conta de uma forte tempestade.
Uma nova usina de energia solar comprada pela GFC Alliance do produtor australiano de aço Arrium no ano passado, será instalada na siderúrgica Whyalla Steelworks, e a bateria de lítio irá apoiar esta usina. Segundo os responsáveis pela bateria, além de ser a mais potente do mundo, a bateria de lítio da SIMEC ZEN Energy ainda irá contribuir para viabilizar a longo prazo a siderúrgica Whyalla.

Jay Watherill, premier do projeto, afirma que este anúncio é mais uma prova de que a Austrália Meridional é um líder mundial em matéria de energias renováveis. No país já existem diversos projetos que utilizam a energia solar, por exemplo, o Tesla, a primeira bateria gigante a ser construída na Austrália que agora terá um novo concorrente.
A bateria de lítio Tesla, construída por Elon Musk na região rural de Jamestown, ao norte de Adelaide, tem capacidade de 100 MW/129 MWh e foi conectada no final do ano passado na rede para abastecer 30 mil residências. Além disso, a empresa trabalha constantemente para instalar painéis solares e baterias Tesla em mais de 50 mil residências.

BYD (Build Your Dreams) é a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis. A empresa também está trabalhando para construir uma bateria para energia solar e comercializar no mundo todo, o projeto de baterias solar foi batizado de B-box. As baterias de lítio são construídas para armazenar o excesso de energia quando o sol não brilha e assim continuar fornecendo energia.

Austrália terá a mais nova grande bateria de lítio para energia solar

Segundo os desenvolvedores do projeto, a instalação da nova bateria de lítio gigante irá gerar cerca de 650 empregos na construção civil para os trabalhadores locais. Além disso, o objetivo principal é cobrir todas as necessidades de eletricidade para o governo do Estado. Os trabalhos serão iniciados no próximo ano e a conclusão está prevista para o ano de 2020.

As fontes de energia renováveis ??representam mais de 40% da eletricidade gerada no Sul da Austrália e com isso o governo estadual do país tem sinal verde para investir na energia solar! O potencial da energia solar é mais do que suficiente para suprir as necessidades de toda a população. Para saber mais sobre bateria solar continue navegando aqui no Portal Solar. Somos o maior portal de energia solar no Brasil e falamos sobre tudo o que acontece no segmento.

Bateria de Ion de Lítio da Tesla e sua aplicação

Financiamento Para Energia Solar BV   Simulador Solar - Simulador de Preços de Energia Solar   Orçamento Energia Solar - Empresas de Energia Solar