Pandemia acelera crescimento de energias renováveis

Pesquisa global da PwC revela maior desenvolvimento de novos modelos de negócios pelas empresas de energia, sobretudo no setor solar

PANDEMIA ACELERA CRESCIMENTO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Pixabay

A pandemia da Covid-19 tem acelerado o desenvolvimento de novos modelos de negócios pelas empresas de energia, direcionando suas atenções às energias renováveis. Um estudo da PwC demonstra que essa tendência pode levar o setor para a próxima etapa da transição energética em direção à meta de emissão zero de carbono até 2050. 

Na Grã-Bretanha, por exemplo, segundo dados da National Grid — companhia responsável pela gestão da rede britânica de geração e distribuição elétrica — este período de pandemia foi o mais longo, desde 1822, que o sistema elétrico operou sem a necessidade de acionar usinas de carvão. A demanda foi suprida por 39% de fontes renováveis, 30% de gás natural e 21% de energia nuclear, além de uma parte importada. 

No caso do Brasil, apesar de já ter uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo devido à utilização das hidrelétricas, também vive o crescimento das energias renováveis como a solar, a eólica e o gás natural. 

“Apesar do setor de energia ser considerado um serviço essencial sem paralização das atividades, a pesquisa mostra que a redução da demanda, combinada com a alta penetração de energias renováveis, impactou e causou instabilidade no setor, que precisa se reestruturar para vencer os desafios. 

Segundo o estudo, é necessário desenvolver novos produtos e serviços, incluindo o gerenciamento da demanda, estabelecimento de tarifas por tempo de uso e pensar em tecnologias de armazenamento de energia elétrica. No Brasil, esse tipo de gerenciamento da demanda se torna ainda mais complexo em razão de suas dimensões geográficas e temas regulatórios.

Em curso prazo, a pesquisa indica que as empresas de energia e serviços públicos devem se concentrar em manter a continuidade dos negócios e garantir a sustentabilidade financeira, com foco nos colaboradores, incentivando o trabalho remoto e a proteção de empregos, além de apoiar sempre os clientes. 

Saiba mais: Célula fotovoltaica

Também é fundamental direcionar esforços a transformação a partir da tecnologia. “Conforme o setor de recupera da crise, as melhorias da eficiência operacional, lideradas pela tecnologia, vão impulsionar o desempenho financeiro e regulatório”, prevê Ronaldo Valiño, sócio-líder das indústrias de Energia, Mineração, Siderurgia & Metalurgia da PwC Brasil. 

No Brasil, o governo criou a conta Covid, por meio do decreto 10.350/20, para apoiar financeiramente as concessionárias a manter suas operações saudáveis, permitindo continuar os investimentos na transformação digital do setor.

O levantamento da PwC também aponta que o relacionamento com os clientes é outro fator que pode fomentar o crescimento do setor. E nesse sentido, a redução da taxa de emissão de carbono é uma das expectativas dos clientes. Desse modo, o investimento em energias renováveis é o caminho para diversificar a matriz energética nacional. “Os consumidores estão cada vez mais conscientes dos impactos da crise. Com isso, é necessário que os pacotes de estímulo governamentais priorizem os investimentos que impulsionam a economia e, ao mesmo tempo, permitem que se atinja a emissão de “zero carbono”, conclui. 

Avatar de Portal Solar

Portal Solar

Artigos que podem te interessar

MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: UM GUIA DEFINITIVO SOBRE GARANTIAS, DATASHEETS E PÓS-VENDA
Tecnologia

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda

O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.

11/12/20254 min de leitura

BRASILIA-SUPERA-SAO-PAULO-EM-VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS
Tecnologia

Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos

Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro

04/12/20252 min de leitura

PAINÉIS SOLARES BIFACIAIS PARA RESIDÊNCIAS: VANTAGENS, LIMITAÇÕES E QUANDO REALMENTE COMPENSAM
Tecnologia

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam

Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.

01/12/20254 min de leitura

BATERIAS, O NOVO PETRÓLEO: A CORRIDA PELO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL
Tecnologia

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil

Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.

24/11/20256 min de leitura

FROTA-DE-CARROS-ELETRICOS-DO-BRASIL-DEVE-ATINGIR-3-7-MILHOES-DE-UNIDADES-EM-2035
Tecnologia

Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035

Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia

19/11/20252 min de leitura

VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS-CRESCEM-33-NO-BRASIL-EM-OUTUBRO
Tecnologia

Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro

Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE

10/11/20252 min de leitura

ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA-DEVE-MOVIMENTAR-R-2-2-BI-NO-BRASIL-EM-2025
Tecnologia

Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025

Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA

06/11/20255 min de leitura

A ESTRUTURA VITAL DE UM CENTRO DE OPERAÇÕES - COG
Tecnologia

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG

A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.

29/10/20255 min de leitura