PUBLICIDADE

ENERGIA ALTERNATIVA

Energia AlternativaO QUE É ENERGIA ALTERNATIVA?

Definição: Energia alternativa é qualquer fonte de energia que é uma alternativa ao uso do combustível fóssil.

A energia alternativa é a energia derivada de fontes sem as consequências indesejáveis inerentes à utilização de combustíveis fósseis, particularmente as emissões de dióxido de carbono (gás com efeito estufa – um fator importante no aquecimento global)

Fontes alternativas de energia

Podemos listar como fontes alternativas de energia as seguintes: Solar, Eólica, Hidroelétrica, Geotérmica, Biocombustível e Hidrogênio.

Confira abaixa uma descrição de cada fonte alternativa de energia.

QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE ENERGIA ALTERNATIVA

Veja abaixo uma lista dos tipos mais comuns de energia alternativa:

  • A energia solar é a utilização de luz solar. A luz do sol pode ser transformada em calor (energia térmica) e energia elétrica através da energia fotovoltaica.
  • A energia eólica é a geração de eletricidade a partir do vento.
  • Hidroeletricidade capta a energia de água cadente.
  • A energia geotérmica é o uso de calor interno da terra para ferver água para o aquecimento de edifícios ou geração de eletricidade.
  • Biocombustível e etanol são substitutos da gasolina de origem vegetal para alimentar os veículos.
  • O hidrogênio pode servir como um meio de entrega de energia produzida por diversas tecnologias.

Energia Alternativa 2QUAL É A IMPORTÂNCIA DE USARMOS MAIS FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA?

Todos os dias, o mundo produz dióxido de carbono que é liberado para a atmosfera da Terra e que ainda vai estar lá por centenas de anos. Isso contribui muito para o aquecimento global e as mudanças climáticas que estamos vivendo (chuvas extremas e secas desastrosas).

O uso da energia alternativa é importante pois traz benefícios ao planeta e a economia, os principais benefícios são:

 

Benefícios Ambientais

Tecnologias de energias alternativas são fontes de energia que possuem um impacto ambiental muito menor do que as tecnologias convencionais de energia com base em combustíveis fósseis. Desta forma a energia alternativa ajuda o meio ambiente.

Energia para os nossos filhos, netos, bisnetos, tataranetos…

Muitas das fontes de energia alternativas são também renováveis, como é o caso da energia solar e eólica. Elas não irão acabar nunca. Outras fontes de energia são finitas e algum dia poderão ser esgotadas.

Empregos e a Economia

Comparado com tecnologias de combustíveis fósseis, que são tipicamente mecanizadas e de capital intensivo, a indústria de energia renovável utiliza mais mão-de-obra. Isto significa que, em média, mais empregos são criados para cada unidade de eletricidade gerada a partir de fontes alternativas do que de combustíveis fósseis.

Em 2014, o setor de energia eólica gerou 40 mil empregos diretos e indiretos e deve gerar mais 200 mil nos próximos anos para dar conta de todos os projetos em desenvolvimento. O setor de energia solar fotovoltaica deve movimentar R$ 100 Bilhões e gerar por volta de 300 mil empregos nos próximos 15 anos.

Segurança Energética

O Brasil já investiu muito em hidrelétricas, que são uma excelente fonte de energia alternativa. Porém, a chave para o sucesso está na diversificação da matriz energética. Após a crise hídrica de 2001-2002 tivemos uma inflação da conta de luz acumulada em 186% em 8 anos.  Agora estamos vivendo o mesmo cenário de novo por falta de planejamento do Governo brasileiro. Investindo em energia eólica e energia solar fotovoltaica teremos um futuro mais seguro. Se chover pouco teremos mais energia solar, e vice-versa.

 

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ENERGIA ALTERNATIVA E ENERGIA RENOVÁVEL

As energias alternativas são fontes de energia alternativas às que usam combustíveis fósseis, mas não necessariamente se renovam. Ou seja, algumas fontes de energia alternativa como a geotérmica não se renovam, podendo ser esgotadas no longo prazo por uso exacerbado.

Já as energias renováveis se renovam e podem ser usadas a vontade sem que a fonte seja esgotada. Por exemplo a energia solar que além de ser alternativa, ela se renova todos os dias e podemos usar a vontade sabendo que não estamos poluindo e ela não vai acabar.

 

CENÁRIO DA ENERGIA ALTERNATIVA NO BRASIL

O Ministério de Minas e Energias (MME) Energia Alternativa - Hidreletrica de Itaipuprevê que até o fim de 2015 as energias alternativas correspondam a 42,5% de toda a matriz energética brasileira em 2015. O destaque fica para o crescimento da participação da eólica, solar e a biomassa. Em dez anos, esse tipo de energia cresceu passando de 2,8% de toda a oferta de energia interna em 2004 para 4,1% em 2014 (Ainda é muito pouco para termos segurança no fornecimento de energia). Quando se considera a participação das energias alternativas na geração de energia elétrica no Brasil, este número sobe para aproximadamente 80%.

A questão é que a maior parte da energia alternativa neste país é gerada por hidrelétricas. Porém, faz 15 anos que os padrões de chuva estão se alterando, o consumo de energia elétrica vem crescendo e a temperatura média do país subindo. Desta forma os reservatórios de energia hídrica não são mais suficientes para, sozinhos, darem conta da demanda por energia elétrica no país.

O governo, nos últimos 12 anos, ao invés de investir Energia Alternativa - Usina Eólicabastante na eólica e a solar fotovoltaica investiu nas caras usinas termoelétricas. Sim elas são importantes, mas devem ser usadas somente em emergências e por pouco tempo pois poluem um absurdo e contribuem para a conta de luz “salgada”.

A desculpa do governo é que o investimento nessas fontes era alto. Será que era tão alto assim? A Alemanha, que não chega nem aos pés do Brasil em radiação solar possui 1500 vezes mais energia solar que o Brasil. Vocês sabiam que a Alemanha vai desligar a última usina nuclear do país em 2020 e a sua matriz será 100% renovável? Acho que é obvio que o nosso governo está mais preocupado com o bolso dos políticos ignorantes e corruptos do que com o futuro energético do nosso país.

ENERGIA SOLAR: A OPÇÃO DE ENERGIA ALTERNATIVA MAIS VIÁVEL PARA EMPRESAS E RESIDÊNCIAS

Temos uma luz no fim do túnel! E não é um trem vindo na contramão, mas sim a energia solar fotovoltaica começando a crescer exponencialmente com uma perspectiva brilhante para as próximas décadas no Brasil.
Você sabia que:

  • A energia solar é a fonte de energia que mais cresce no mundo nos últimos 5 anos.
  • As placas fotovoltaicas são recicláveis e duram mais que 25 anos.
  • Instalar o seu gerador solar custa mais barato que comprar um carro popular. E em comparação com o carro ele vai valorizar o seu imóvel, a sua marca e te economizar milhares de R$.
  • Energia fotovoltaica é tecnologia e, como toda tecnologia, a sua eficiência vem aumentando e o seu preço vem caindo.
  • Você pode instalar um gerador solar em sua casa sem usar baterias.
  • Você já pode trocar créditos de energia com a sua distribuidora e acabar com 95% da sua conta de luz.
  • Gerar energia no seu telhado é a forma mais eficiente de produzir energia pois você gera no ponto de consumo e reduz investimentos em linhas de transmissão.
  • Mesmo em dias nublados ou chuvosos você produz energia solar.

 

COMO INSTALAR ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM SUA CASA

O Portal Solar, 1° e maior portal de energia solar do Brasil, trabalha para difundir e viabilizar o uso da energia solar no Brasil. Veja aqui como instalar energia solar em casa ou na empresa.
Como Instalar energia solar na sua casa

Veja também: Energia Heliotérmica