Usina solar com tecnologia WEG abastece Fernando de Noronha
Cerca de 10% da energia elétrica consumida na ilha é captada por meio dos raios solares


O arquipélago Fernando de Noronha, localizado a 540 quilômetros de Recife/PE, é um destino turístico que recebe mais de 60 mil visitantes por ano. Cerca de 70% do território pertence ao Parque Nacional Marinho, de proteção integral e considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, e os outros 30% são Área de Proteção Ambiental (APA). As iniciativas foram criadas para proteger as condições de vida da fauna e da flora e conciliar a ocupação humana com a proteção ao Meio Ambiente.
Para harmonizar os recursos ambientais e o turismo, a ilha precisa receber inovações constantes para manter a sustentabilidade do paraíso natural. O Grupo Neoenergia, por meio do Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), está investindo nas soluções WEG em energia solar para a geração e distribuição de energia elétrica na ilha.
Em julho de 2014, foi inaugurada a primeira usina solar fotovoltaica Noronha I, que já conta com tecnologia WEG. Agora, o Grupo Neoenergia finaliza a planta Noronha II, para a qual a WEG forneceu um sistema completo de usina solar fotovoltaica de 550,8 kWp. São 1.836 módulos de silício policristalino de 300 Wp, 18 inversores fotovoltaicos, estrutura metálica de suporte, sistema de supervisório e quadros.
Atualmente, a maior parte da ilha é abastecida por usina térmica a diesel e o investimento em energia fotovoltaica representa uma economia de 400 mil litros de diesel por ano. As duas plantas vão fornecer cerca de 10% da energia consumida no arquipélago de Fernando de Noronha.
A usina solar está em cima de uma placa de captação pluvial de oito mil metros quadrados, construída na época da segunda Guerra Mundial. Dessa forma, em um mesmo local é captada a água da chuva e acontece a geração de energia renovável para a ilha.
A Usina Solar Noronha II é resultado da parceria entre o Governo de Pernambuco, Administração da Ilha e a Companhia Energética de Pernambuco, e foi viabilizada pelo Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Leia também: Eficiência energética: o que é e como funciona

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Baterias de lítio atingem menores preços da história em 2025
Mesmo com aumento de custos de matérias-primas, sistemas de armazenamento de energia registram queda de 8%
31/12/20254 min de leitura
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura