Startups querem reduzir gastos com energia e ao mesmo tempo combater mudanças climáticas
Soluções trazem a tecnologia fotovoltaica como um dos diferenciais dos produtos e serviços


Na busca de combater as mudanças climáticas, quatro startups desenvolvem atualmente tecnologias para reduzir gastos e promover o consumo consciente de energia das empresas, incluindo o uso da fonte solar, prometem ser promissoras. São elas: Phisee, Sensorfact, Hello Ebergy e Overstory.
A Phisee, por exemplo, focada em soluções inteligentes para o mercado imobiliário, desenvolveu revestimentos de vidros com células solares que podem converter a luz solar em eletricidade, chamada de “SmartSkin”. Essa tecnologia funciona como uma camada transparente (célula fotovoltaica transparente) não invasiva adicionada às janelas de um edifício. Embora não possa ser visto, está continuamente coletando dados sobre como aquecer certas salas de forma mais eficiente, onde as perdas de calor estão ocorrendo e se há muita luz entrando, além de detectar diferenças na qualidade do ar. Desta forma, o vidro mesmo consegue responder e ajusta o sombreamento ou controles de acordo com o ambiente.
Os físicos da empresa também descobriram acidentalmente outro tipo de revestimento, que, quando aplicado em uma estufa, pode converter a luz solar ultravioleta em luz visível, capaz de acelerar em 7% o crescimento das plantas e, consequentemente, os produtores receberão 7% a mais de receita.
Já a Sensorfact busca a redução a conta de energia das pequenas e médias empresas do setor industrial na Europa. A companhia detectou que as os usuários só podiam ver na conta de energia o número de quilowatts-hora consumidos, sem detalhes da origem do que gerava o maior consumo.
Para atender a essa necessidade, a empresa desenvolveu um sistema simples. Eles enviam aos clientes uma caixa de sensores que podem ser facilmente presos em torno dos cabos de eletricidade das principais das máquinas. Esses sensores começam a processar dados automaticamente usando os algoritmos do Sensorfact, tudo sem a necessidade de interromper a produção.
O serviço da Sensorfact funciona em duas etapas: detecção de onde vem o maior consumo e solução de como economizar energia e, na segunda etapa, rastreia o desempenho real em relação a essas oportunidades de economia e fornece um relatório de feedback semanal. Pelos cálculos da Sensorfact, em média, seus clientes consomem 10% menos energia, o equivalente a economizar milhares de euros todos os anos.
Outra iniciativa sustentável é da Hello Energy, que criou uma solução em nuvem para coletar e visualizar os dados de energia de uma empresa, oferecendo alternativas para a redução do consumo de energia de forma didática e com possibilidade de ser compartilhada em telefones celulares, laptops ou monitores em todo o edifício.
A ideia da empresa é motivar as pessoas no prédio a agirem a partir de métodos diferentes, como alertas que mostram excessos de gasto de energia em determinados processos, ou pequenos insights educativos de como poupar energia de acordo com os gastos atuais. Lembrando que, para todas as alternativas, a energia solar pode contribuir para essa economia.
Já a Overstory desenvolveu um sistema para detectar o desmatamento na Amazônia combinando imagens de satélite e Inteligência Artificial (IA). A plataforma da empresa ajuda a indústria de energia elétrica a melhorar suas capacidades de manejo da vegetação evitando grandes incêndios que podem gerar consequências podem mortais.
Ao aproveitar os dados detalhados que sua tecnologia pode fornecer, a Overstory está ajudando as empresas de energia elétrica a ir além da reação e a avançar em direção a melhores estratégias preventivas.

Adriana Dorante
Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

