Demanda elétrica global de data centers deverá mais do que dobrar até 2030
Crescimento do consumo será impulsionado pelo avanço da inteligência artificial, mostra estudo da Agência Internacional de Energia


A demanda elétrica global de data centers deverá mais do que dobrar até 2030, atingindo cerca de 945 TWh, o equivalente ao atual consumo total de eletricidade do Japão, mostra estudo da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). O crescimento será principalmente impulsionado pela inteligência artificial (IA).
Nos Estados Unidos, o consumo de energia de data centers está a caminho de responder por quase metade do crescimento da demanda elétrica até o final da década. Com o uso da IA, a economia do país deverá usar mais eletricidade para o processamento de dados do que na manufatura intensiva de energia, incluindo as indústrias de alumínio, aço, cimento e químicos.
De maneira geral, a IEA prevê que os data centers irão responder por mais de 20% do crescimento da demanda elétrica em economias avançadas até 2030, colocando o setor de energia desses países em rota de crescimento após anos de estagnação ou declínio em muitos deles.
Diversas fontes de energia serão utilizadas para atender esse consumo crescente, com as renováveis e o gás natural se apresentando como principais candidatas em razão da competitividade de custos e disponibilidade em mercados-chave.
“A IA é uma das maiores histórias do setor de energia mundial, mas até agora, governos e mercados falharam em entender completamente quais serão todos os impactos”, disse o diretor executivo da IEA, Fatih Birol.
Revolução tecnológica
O estudo mostra que, embora o aumento da demanda de eletricidade dos data centers deverá resultar em aumento de emissões, esse volume será pequeno e poderá ser neutralizado com o uso da IA no setor de energia. Além disso, o relatório avalia que, com a inteligência artificial cada vez mais integrada a descobertas cientificas, a inovação em tecnologias como baterias e painéis solares poderá ser acelerada.
Leia mais: Qual a relação entre inteligência artificial e energia solar?
“Com a ascensão da IA, o setor de energia está diante de uma das mais importantes revoluções tecnológicas de nosso tempo”, declarou Birol. “É uma ferramenta poderosa, mas cabe a nós, sociedade, governos e companhias, saber como usá-la.”
O estudo destaca que países que desejam se beneficiar do potencial da IA, precisam acelerar novos investimentos na geração elétrica e em redes de transmissão e distribuição, melhorar a eficiência e flexibilidade de data centers e fortalecer o diálogo entre legisladores, o setor de tecnologia e o setor de energia.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

