Robô movido a energia solar é aposta da Alphabet para levar mais eficiência ao agronegócio
Dona do Google quer aumentar a eficiência da produção de alimentos usando tecnologias que incluem robótica, software e imagens de satélite


A Alphabet, empresa controladora do Google, apresentou o Projeto Mineral para ajudar os agricultores a aumentar a produtividade das lavouras. Trata-se de um robô movido a energia solar capaz de inspecionar safras agrícolas com o uso de análise de dados e inteligência artificial. A iniciativa visa aumentar a eficiência da agricultura e da produção de alimentos usando tecnologias que incluem robótica, software e imagens de satélite.
De acordo com a empresa, os dados coletados pelo robô, como altura da planta, tamanho do fruto e área foliar são integrados a informações sobre o clima e a saúde do solo para “ajudar os produtores a entender e prever como diferentes variedades de plantas respondem a seus ambientes”.
“Com a criação de imagens e mapeamento da plantação no campo, os produtores podem solucionar problemas e tratar plantas individualmente, em vez de campos inteiros, reduzindo os custos e o impacto ambiental”, afirma a Alphabet. Ao monitorar longo do tempo o crescimento das lavouras, os produtores também serão capazes de fazer previsões mais precisas relacionadas ao tamanho da colheita.
Uma postagem, a líder do projeto Elliot Grant comenta que “assim como o microscópio levou a uma transformação na forma como as doenças são detectadas e tratadas, esperamos que ferramentas melhores permitam que a indústria agrícola transforme a forma como os alimentos são cultivados”.
Segundo a Alphabet, o Projeto Mineral está atualmente trabalhando com produtores na África do Sul, Argentina, Canadá e Estados Unidos. A ideia é fomentar a expansão das colaborações com organizações em todo o mundo.
A energia solar é alvo do Google também internamente. Em setembro, a empresa anunciou que para os próximos dez anos, que quer ter todas as suas instalações no mundo alimentadas exclusivamente por energia renovável. Este posicionamento faz parte do plano de ação da empresa para eliminar as emissões de carbono por parte da companhia e dos parceiros interessados em adotar a mesma estratégia.
Em abril, a empresa divulgou que seus data centers vão emitir menos carbono da atmosfera, a partir de um plano que dará a oportunidade de os equipamentos utilizarem mais energia solar e eólica. O controle deste processo será realizado por meio de uma plataforma de computadores que rodará dentro dos próprios prédios da empresa. A equipe destinada para esta tarefa focou esforços para que os servidores funcionem em momentos com mais vento ou luz solar, para que as turbinas eólicas e placas solares abasteçam a maior parte de sua necessidade energética.
Já no ano passado, a companhia fez a maior compra corporativa de energias renováveis da história: um pacote com contratos de 1.600 megawatts e 18 novos acordos na área de energia. Juntas, essas operações aumentam em quase 50% sua carteira global de fazendas de energia solar e eólica, atingindo mais de 5 mil megawatts, o equivalente à capacidade de um milhão de telhados solares.

Cristiane Pinheiro
Jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, com quase 30 anos de experiência no segmento de Comunicação. Tem especializações em jornalismo impresso pelo Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, do Grupo O Estado de S. Paulo, e em televisivo pela Rede Globo de Televisão, São Paulo, e pelo Senac – Centro de Comunicação e Artes. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 10 anos.
Artigos que podem te interessar
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura