Pesquisa da UFSC capta energia solar com placas de cerâmica que também decoram fachadas

A nova alternativa abordada na pesquisa consiste em captar a energia solar por meio de placas de cerâmicas que medem 60 cm por 120 cm

PESQUISA DA UFSC CAPTA ENERGIA SOLAR COM PLACAS DE CERÂMICA QUE TAMBÉM DECORAM FACHADAS
Divulgação

O conceituado Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é famoso por realizar estudos nas diversas áreas de aplicação da energia solar no Brasil. Recentemente o grupo realizou uma pesquisa no campus Araranguá que tem como objetivo criar uma nova alternativa para o uso da energia solar fotovoltaica no País.

A nova alternativa abordada na pesquisa consiste em captar a energia solar por meio de placas de cerâmica que medem 60 cm por 120 cm. Nessas placas há um circuito elétrico onde são aplicadas as células fotovoltaicas. A instalação do revestimento é feita na fachada do local que adotou o recurso (edifício ou residência), conforme os raios solares incidem sobre as placas, a energia é gerada para abastecer o sistema elétrico.

O sistema em si é parecido com as placas fotovoltaicas tradicionais que existem no mercado, a diferença do projeto criado pelo grupo da Universidade Federal de Santa Catarina, é dado pelo revestimento que também pode ser usado como parte do projeto de design e decoração do local. Os pesquisadores que estão desenvolvendo a nova tecnologia pretendem criar modelos que além de mostrar a eficácia da energia solar, também possam tornar possível consumir energia comum, sem deixar para trás o conforto térmico e as necessidades dos usuários.

O projeto conta com várias estratégias, como por exemplo, iluminação natural, paredes com isolamento térmico e dois tipos de telhado. Dessa maneira, a troca térmica entre o ambiente externo e interno fica menor. Isso também contribui para que as amplitudes da temperatura e umidade externa não sejam reproduzidas no ambiente interno.Para o futuro o projeto de revestimento fotovoltaico pretende entrar para o mercado de opções de captação de energia solar, pois segundo a equipe criadora do projeto, o produto é próspero e favorável. Em comparação com dados dos protótipos com dispositivos e equipamentos já comercializados é possível encontrar números similares. Com o passar do tempo, a meta é ter uma linha de produção automática e aperfeiçoar a peça para comercializar.

A pesquisa teve um custo de cerca de R$ 1,5 milhão e será concluída em novembro. As empresas de geração de energia elétrica, Baesa e Enercan, financiaram a pesquisa em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, Instituto Maximiliano Gaidzinski (IMG) e Eliane Revestimentos. Todo o trabalho realizado até o momento tem o acompanhamento da Agência Nacional de Energia Elétrica.

O Brasil é um país que recebe mais de 2 mil horas por ano de raios solares, poucos países no mundo recebem esta quantidade de raios, isso faz do Brasil, um país com grande capacidade para investir e utilizar a energia solar. No projeto da UFSC estima-se que a economia de energia seja de 30% com a implementação do sistema feito com peças de cerâmica.

Que mais informações sobre energia solar? Nós, do Portal Solar, trabalhamos para expandir a energia solar e o uso dos painéis fotovoltaicos no Brasil. Caso você tenha interesse em utilizar placas fotovoltaicas solicite um orçamento conosco e conheça mais sobre as vantagens deste recurso sustentável.

Avatar de Portal Solar

Portal Solar

Artigos que podem te interessar

BATERIAS-DE-LITIO-ATINGEM-MENORES-PRECOS-DA-HISTORIA-EM-2025
Tecnologia

Baterias de lítio atingem menores preços da história em 2025

Mesmo com aumento de custos de matérias-primas, sistemas de armazenamento de energia registram queda de 8%

31/12/20254 min de leitura

RANKING-LISTA-OS-PAINEIS-SOLARES-MAIS-EFICIENTES-DE-2025
Tecnologia

Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025

Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial

22/12/20251 min de leitura

TELHADO IDEAL PARA ENERGIA SOLAR: COMO ORIENTAÇÃO, INCLINAÇÃO E SOMBREAMENTO AFETAM SUA GERAÇÃO FOTOVOLTAICA
Tecnologia

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica

Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.

15/12/20254 min de leitura

MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: UM GUIA DEFINITIVO SOBRE GARANTIAS, DATASHEETS E PÓS-VENDA
Tecnologia

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda

O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.

11/12/20254 min de leitura

BRASILIA-SUPERA-SAO-PAULO-EM-VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS
Tecnologia

Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos

Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro

04/12/20252 min de leitura

PAINÉIS SOLARES BIFACIAIS PARA RESIDÊNCIAS: VANTAGENS, LIMITAÇÕES E QUANDO REALMENTE COMPENSAM
Tecnologia

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam

Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.

01/12/20254 min de leitura

BATERIAS, O NOVO PETRÓLEO: A CORRIDA PELO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL
Tecnologia

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil

Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.

24/11/20256 min de leitura

FROTA-DE-CARROS-ELETRICOS-DO-BRASIL-DEVE-ATINGIR-3-7-MILHOES-DE-UNIDADES-EM-2035
Tecnologia

Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035

Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia

19/11/20252 min de leitura